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VXY Mogiana em MG
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Sambaitiba
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (n/d-1973)
SAMBAITIBA
Município de Itaboraí, RJ
Linha do Cantagalo - km 86,392 (1960)   RJ-3694
  Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
HISTORICO DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
 
A ESTAÇÃO: Da estação de Sambaitiba não tenho informações sobre a data de sua abertura. A única referência que tenho dela já funcionando foi feita pelos engenheiros Arthur Pereira de Castilho e Fernando Olyntho Beltrão Castilho, em seu trabalho Humanização da vida dos ferroviários brasileiros, em 1940: "Sambaitiba, com 66 m2 de área, acanhada e conservação deficiente". O trecho entre Porto das Caixas e Cachoeira de Macacu foi o último da já centenária Linha do Cantagalo a ter os trens de passageiros suspensos, em 1969. Nessa época final (1965-1969) ali trafegava um trem que vinha de General Dutra e entrava pelo ramal até

ACIMA: O povoado de Sambaitiba, apesar da demolição da velha estação (que ficava pouco à esquerda da fotografia), ainda está de pé, bucólico, calmo, em agosto de 2008 (Foto Cleiton L. L. Pieruccini).
Macacu. Em 1973, o trecho foi erradicado oficialmente, e isso acabou com o ramal. A estação ainda existia em 2006. Devido às obras de terraplanagem do futuro Complexo Petroquímico em Itaboraí, que encampou parte das terras por onde passava a antiga E. F. Cantagalo, ela acabou sendo demolida recentemente. Ela estava servindo como moradia e já se encontrava bastante deteriorada. Além disso havia uma casa com dezenas de anos nos fundos da estação que também foi posta abaixo. A única construção ainda existente é uma capela construída sobre o leito da ferrovia. Os moradores da localidade tentam chegar a um acordo para mantê-la no mesmo local. Até hoje pelo antigo leito segue uma tubulação de água da Cedae, descendo da serra em direção a uma estação de tratamento em Porto das Caixas, nas proximidades da antiga estação que lá existia. Em algumas partes ainda existem postes telegráficos e pontilhões que pertenciam à linha.
(Fontes: Cleiton L. L. Pieruccini, 09/2008; Marcos Augusto; Guia Geral de Estradas de Ferro, 1960; Guias Levi, 1932-1984)
     

A estação de Sambaitiba, ainda ativa, nos anos 1950. Cessão Marcos Augusto

A antiga estação, em 27 de maio de 2006. Foto Cleiton L. L. Pieruccini

A antiga estação, do lado da plataforma. em 27 de maio de 2006. Foto Cleiton L. L. Pieruccini

A antiga estação, em 27 de maio de 2006. Foto Cleiton L. L. Pieruccini
 
     
Atualização: 22.05.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.