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E.
F. Leopoldina (n/d-1973) |
SAMBAITIBA
Município
de Itaboraí, RJ |
Linha do
Cantagalo - km 86,392 (1960) |
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RJ-3694 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolida) |
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HISTORICO
DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do
Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E.
F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha
foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade
de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois
reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde
a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio
Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876
e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo.
Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar
o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre
Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto
que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em
15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO:
Da estação de Sambaitiba não tenho informações
sobre a data de sua abertura. A única referência que
tenho dela já funcionando foi feita pelos engenheiros Arthur
Pereira de Castilho e Fernando Olyntho Beltrão Castilho,
em seu trabalho Humanização da vida dos ferroviários brasileiros,
em 1940: "Sambaitiba, com 66 m2 de área, acanhada e
conservação deficiente". O trecho entre Porto
das Caixas e Cachoeira de Macacu foi o último da
já centenária Linha do Cantagalo a ter os trens
de passageiros suspensos, em 1969. Nessa época final (1965-1969)
ali trafegava um trem que vinha de General Dutra e entrava
pelo ramal até
ACIMA: O povoado de Sambaitiba, apesar da demolição
da velha estação (que ficava pouco à esquerda
da fotografia), ainda está de pé, bucólico, calmo,
em agosto de 2008 (Foto Cleiton L. L. Pieruccini).
Macacu. Em 1973, o trecho foi erradicado oficialmente,
e isso acabou com o ramal. A estação ainda existia em
2006. Devido às obras de terraplanagem do futuro Complexo Petroquímico
em Itaboraí, que encampou parte das terras por onde passava a antiga
E. F. Cantagalo, ela acabou sendo demolida recentemente. Ela estava
servindo como moradia e já se encontrava bastante deteriorada. Além
disso havia uma casa com dezenas de anos nos fundos da estação que
também foi posta abaixo. A única construção ainda existente é uma
capela construída sobre o leito da ferrovia. Os moradores da localidade
tentam chegar a um acordo para mantê-la no mesmo local. Até hoje pelo
antigo leito segue uma tubulação de água da Cedae, descendo da serra
em direção a uma estação de tratamento em Porto das Caixas,
nas proximidades da antiga estação que lá existia. Em algumas partes
ainda existem postes telegráficos e pontilhões que pertenciam à
linha.
(Fontes: Cleiton L. L. Pieruccini, 09/2008; Marcos
Augusto; Guia Geral de Estradas de Ferro, 1960; Guias Levi, 1932-1984) |
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A estação de Sambaitiba, ainda ativa, nos anos
1950. Cessão Marcos Augusto |
A antiga estação, em 27 de maio de 2006. Foto
Cleiton L. L. Pieruccini |
A antiga estação, do lado da plataforma. em 27
de maio de 2006. Foto Cleiton L. L. Pieruccini |
A antiga estação, em 27 de maio de 2006. Foto
Cleiton L. L. Pieruccini |
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Atualização:
22.05.2010
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