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E. F. Leopoldina
(n/d-1973) |
ESCURIAL
Município de Itaboraí, RJ |
Linha do Cantagalo - km 80,537 (1960) |
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RJ-4207 |
Altitude: 8 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em
15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: Da Parada
Escurial não tenho informações sobre a
data de sua abertura. Próxima a ela há uma magnífica
ponte de ferro (mostrada ao lado); a parada já desapareceu
há tempos, bem como qualquer outro vestígio de que por
ali tenha um dia passado a quarta ferrovia mais antiga do Brasil.
"Estava confirmando algumas informações e a mais surpreendente
delas, pra mim é a parada Escurial, na linha do Cantagalo. Há cerca
de dois anos atrás estive
ACIMA:
Ponte ferroviária sobre o rio Caceribu, reconstruída
em 1914, próxima à parada de Escurial, em 2006 (Foto
Cleiton L. L. Pieruccini).
tirando fotos da ponte ferroviária sobre o rio Caceribu.
Cliquei uma casa distante mais ou menos duzentos metros da ponte,
abandonada em meio ao mato. Tirei a foto apenas por tirar sem saber
que se tratava da parada. Por estar localizada dentro das terras do
Comperj (polo petroquímico) teve o mesmo fim que estação de
Sambaetiba, foi demolida".
(Fontes: Cleiton L. L. Pieruccini; Guia Geral de
Estradas de Ferro, 1960; Guias Levi, 1932-84) |
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A parada de Escurial em 1980. Foto Luiz Caramuru |
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Atualização:
27.04.2014
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