A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Porto das Caixas
Escurial
Sambaitiba
...

...
 
E. F. Leopoldina (n/d-1973)
ESCURIAL
Município de Itaboraí, RJ
Linha do Cantagalo - km 80,537 (1960)   RJ-4207
Altitude: 8 m   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
 
A ESTAÇÃO: Da Parada Escurial não tenho informações sobre a data de sua abertura. Próxima a ela há uma magnífica ponte de ferro (mostrada ao lado); a parada já desapareceu há tempos, bem como qualquer outro vestígio de que por ali tenha um dia passado a quarta ferrovia mais antiga do Brasil. "Estava confirmando algumas informações e a mais surpreendente delas, pra mim é a parada Escurial, na linha do Cantagalo. Há cerca de dois anos atrás estive
ACIMA: Ponte ferroviária sobre o rio Caceribu, reconstruída em 1914, próxima à parada de Escurial, em 2006 (Foto Cleiton L. L. Pieruccini).
tirando fotos da ponte ferroviária sobre o rio Caceribu. Cliquei uma casa distante mais ou menos duzentos metros da ponte, abandonada em meio ao mato. Tirei a foto apenas por tirar sem saber que se tratava da parada. Por estar localizada dentro das terras do Comperj (polo petroquímico) teve o mesmo fim que estação de Sambaetiba, foi demolida".
(Fontes: Cleiton L. L. Pieruccini; Guia Geral de Estradas de Ferro, 1960; Guias Levi, 1932-84)
     

A parada de Escurial em 1980. Foto Luiz Caramuru
 
     
Atualização: 27.04.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.