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E. F. do Cantagalo
(1873-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1967) |
TEODORO
DE OLIVEIRA
Município de Nova Friburgo, RJ |
Linha do Cantagalo - km 134,654 (1960) |
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RJ-1892 |
Altitude: 1.075 m |
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Inauguração: 18.12.1873 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em
15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Teodoro de Oliveira foi inaugurada em 1860 pela E. F. do
Cantagalo. "No alto da serra, na estação Teodoro de Oliveira,
transpunha-se o divisor de águas a mais de mil metros de altura, a
locomotiva de cremalheira era substituída pelas convencionais e começava
a descida para o vale do Bengala, rio que corta a cidade de Friburgo.
O traçado tortuoso e atrevido da estrada, os córregos encachoeirados,
os pássaros empoleirados nos fios do telégrafo, a profundeza dos vales
vencidos nos empolgavam e provocavam exclamações de meu pai: 'Como
é bonita, Luís, esta estrada." (Luiz Serafim Derenzi, descrevendo
a vila nos anos 1920; reproduzido de http://gazetaonline.globo.com/estacaocapixaba)
"A operação na serra poderia ser simplificada, ao menos quanto
à escala de pessoal e de locomotivas 0-6-0. Por exemplo, o trem de
passageiros da tarde, que partia de Niterói para Friburgo, chegava
a Teodoro de Oliveira. Os guarda-freios desciam na 0-6-0 em escoteira
até Cachoeiras do Macacu, para pernoite, a 21 km! De manhãzinha, subiam
de novo a serra, para apanharem o trem em Teodoro de Oliveira para
descê-la novamente" (Délio Araújo, 1988).
Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados em algum dia
entre julho de 1963 e outubro de 1965. O pátio e tudo o mais de Teodoro
de Oliveira foi arrasado para dar lugar a uma retificação da rodovia
Friburgo-Cachoeiras do Macacu-Rio de Janeiro, também
segundo Délio Araújo. "A parte final
do pátio (sentido Cachoeiras) era cortado pelo viaduto da rodovia
Niterói-Friburgo. Quando o antigo trecho da rodovia na serra foi
ACIMA:
A estação e seu pátio em 1900. Compare com a
foto de baixo (Autir desconhecido). ABAIXO: A foto mostra o local
exato onde se encontrava o pátio de Teodoro de Oliveira e a edificação
que aparece nela nada tem a ver com a ferrovia, trata-se de um posto
da Polícia Rodoviária (Foto Cleiton Pieruccini, abril de 2009).
condenado devido a enormes deslizamentos de terra, aproveitou-se o
antigo leito da ferrovia para construir a retifição. O pátio inativo
e já sem trilhos e o viaduto sobreviveram até cerca de 1971, quando
foram demolidos. A retificação foi inaugurada por volta de 1972"
(Cleiton Pieruccini, 04/2009).
(Fontes: Cleiton Pieruccini; Délio Araújo;
Luiz Serafim Derenzi: Caminhos Percorridos; http://gazetaonline.globo.com;
O Globo; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1900. Autor desconhecido |
A estação (à direita) de Teodoro de Oliveira.
Sem data. Acervo O Globo |
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Atualização:
06.09.2014
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