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E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BANDEIRANTES
Município de Itaboraí, RJ |
Linha do Litoral - km 91,196 (1960) |
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RJ-3913 |
Altitude: 24 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A parada Bandeirantes não tem data de inauguração conhecida por mim. Já existia em 1960 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960.
Em 2022 a plataforma da antiga parada ainda existia, ao lado de um posto de gasolina da Shell e que tem o nome (não é certamente uma coincidência) de Retiro dos Bandeirantes.
ACIMA: A plataforma de pedra da parada, ainda existia em outubro de 2022. Reparar nas fotos a linha do trem, desativada há muito, e na foto da direita o posto da Shell junto à linha (o posto tem a forma quadrada com a concha da Shell, minuscula neste caso - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER MAIOR AS FOTOS) (Fotos Edson Vander Teixeira e Google Maps).
(Fontes: Edson Vander Teixeira, 2022; Google Maps, 2022; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960. |
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Atualização:
22.10.2022
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