|
|
Cia. E. F. Sul do
Espírito Santo (1900-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MARECHAL
FLORIANO
Município de Marechal Floriano, ES |
Linha do Litoral - km 588,965 (1960) |
|
ES-1910 |
Altitude: 544 m |
|
Inauguração: 13.05.1900 |
Uso atual: Museu da Imigração
(2018) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1900? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Marechal Floriano foi inaugurada em 1900 ainda pela E.
F. Sul do Espírito Santo. A data é cheia de incertezas: pode ter sido 2 de março, 2 de abril, 13 de maio, todas em 1900. Parece ter havido uma sucessão de adiamentos para o evento (veja caixas abaixo, de 1900)
Ainda existia em 2013, estava em bom estado e servia como secretaria municipal
de cultura e turismo; os cargueiros da FCA ainda passavam por ela.
Em outubro de 2020, o prédio foi tombado pelo Município.
ACIMA: Inauguração da estação
de Marechal Floriano no dia 13/5/1900, noticiada dias depois. CLIQUE
SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (O Cachoeirano, 24/5/1900).
|
1900
AO LADO: Outra noticia da inauguração da esstação no dia 2 de
abril? Ou 2 de março? (O Estado de S. Paulo, 16/03/1900). |
ACIMA: Visita
do ministro Lauro Müller à estação de Marechal
Floriano em 1904 (O Malho, 21/5/1904).
ACIMA: A estação com trem de passageiros
nela estacionada, nos anos 1930 (Cartão postal).
ACIMA: A estação de Marechal
Floriano com um auto de linha da FCA em seu pátio, em maio
de 2008 (Foto Waldson Menezes).
ACIMA: A estação de Marechal Floriano em 05/05/2018 (Foto: Da Silva Jr.).
(Fontes: Da Silva Jr., 2018; Paulo Szabadi; Sebastião Faria Camargo, 2005;
Marcos A. Farias, 2006; Waldson Menezes, 2008; O Cachoeirano, 1900; O Malho, 1904;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). |
|
|
|
A estação, em 2001. Foto Paulo Szabadi |
Estação de Marechal Floriano em 2005. Foto Sebastião
Faria Camargo |
Estação de Marechal Floriano em 2005. Foto Sebastião
Faria Camargo |
A estação em 02/2006. Foto Marcos A. Farias |
A estação em 05/2008. Foto Waldson Menezes |
|
|
|
|
|
Atualização:
11.08.2023
|
|