A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Barreto
Vila Lage
Porto da Madama
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (n/d-1971)
RFFSA (1971-1996)
VILA LAGE (LIGAÇÃO MARICÁ)
Município de São Gonçalo, RJ
Linha do Litoral - km 102,505   RJ-4401
Altitude: 3 m   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia consttuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. Em 2007 desapareceram os trens que ainda ligavam Niterói a Visconde de Itaboraí.
 
A ESTAÇÃO: Próximo à estação de Neves, ficava o desvio ferroviário para a E. F. Maricá, hoje rodoviário. O nome era Ligação Maricá, também chamado de Vila Lage.

Hoje em dia, não há ali vestígios da ferrovia. Foi tudo asfaltado (Carlos Latuff, 06/2003).

"Segundo me contaram, o trem para Maricá partia de Neves, seguindo o que hoje é a rua Oliveira Botelho, paralela à linha que vinha de Niterói, fazendo isso por mais ou menos 1 km e, chegando em Vila Lage, virava para a vidreira, cruzando a linha de Niterói e seguindo pela av. Dr. Lúcio Tomé Feiteira até o Barro Vermelho, seguindo pelo que hoje é a rua Jurumenha e já no bairro de Santa Catarina pega a atual av. Maricá (que mantém no nome o destino do trem que passava por ali), até sair de S.Gonçalo e daí em diante eu não sei mais qual era o trajeto dela" (Carlos Eduardo Soares da Cruz, Niterói, RJ, 02/2004).

(VEJA TAMBÉM NEVES (E.F. MARICÁ).


ACIMA: Junto à estação de Vila Laje, o entroncamento. Para a direita, o ramal de Maricá. Na data desta fotografia (1980), já não funcionava o ramal havia cerca de 15 anos, mas ali a linha de saída ainda existia (Jornal do Brasil, 1980).
ACIMA: Próximo à estação de Neves, era aqui que se cruzavam as linhas da Leopoldina e da E. F. Maricá. Em 2003 , data da foto, nada sobrava ali da ferrovia (Foto Carlos Latuff).


(Fontes: Carlos Latuff; Cleiton Pieruccini; Carlos Eduardo Soares da Cruz; Jornal do Brasil; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Vila Lage, abandonada por volta de 1980 (Jornal do Brasil)

Próximo à estação de Neves, era aqui que se cruzavam a linha da E. F. Maricá. Hoje nada sobra ali da ferrovia. Foto Carlos Latuff
     
Atualização: 19.08.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.