A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Alberto Torres
Hermogenio Silva
Moura Brasil
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (1900-1964)
HERMOGÊNIO SILVA
Município de Três Rios, RJ
Linha do Norte - km 111,930 (1960)   RJ-1684
    Inauguração: 04.06.1900
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Hermogênio Silva foi aberta em 1900. O nome da estação é uma homenagem ao prefeito de Petrópolis, Hermogenio Pereira da Silva (1848-1915) no final do século XIX. Com o rio Piabanha próximo e também a estrada de rodagem União e Indústria, desde 1869, a linha nesse trecho demorou para ser

ACIMA: Inauguração da ponte rodoviária "próxima à estação de Hermogênio Silva" em 1922 (Revista da Semana).
aberta, junto com a estação. Esta foi fechada em 1965, com a supressão do trecho.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1900 a 1963. Na foto à esquerda, o trem está trafegando pelo trecho da serra. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1958 (Guias Levi).
(Fontes: Instituto Histórico de Petrópolis; Revista da Semana, 1922; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
 
     
Atualização: 15.11.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.