A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice
Estações de Sta Catarina
...
Tubarão
Diomicio de Freitas
Congonhas
...
 
 
E. F. Tereza Cristina (n/d-2008)
DIOMICIO DE FREITAS
Município de Tubarão, SC
Linha-tronco - km 55,000 (1960)   SC-4071
  Inauguração: n/d
Uso atual: parada para trens turísticos (ABPF)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta por uma empresa inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às minas de carvão de Lauro Müller. A ferrovia passou para o Governo da República em 1903 e foi arrendada à E. F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918 o arrendamento foi passado para a Cia. Brasileira Carbonífera de Araranguá. Com a construção de um ramal a partir de Tubarão ligando a linha a Cresciúma, em 1919, e o prolongamento até Araranguá em 1923, aos poucos o trecho Imbituba-Araranguá passou a ser a linha-tronco, transformando o trecho Tubarão-Lauro Müller num ramal. Em 1940, a estrada passou a ser administrada novamente pelo Governo Federal, que em 1957 a colocou como uma das subsidiárias da recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente, o nome Dona Teresa Cristina desaparece e ela se transforma numa das Superintendências Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada pelo Governo para uma empresa privada, que hoje a administra sob o nome de Ferrovia Teresa Cristina.
 
A ESTAÇÃO: Sem data de inauguração conhecida, chamava-se Quilômetro 55. Passou a ser chamada de Diomicio de Freitas e posteriormente de Henrique Lage. Curiosamente, esta estação jamais apareceu no Guia Geral de Estradas de Ferro de 1960, nem

ACIMA: A estação de Diomicio Freitas, ponto de partida da linha turistica até Urussanga, está cercada por mutros. Para a locomotiva deixar seu pátio precisa passar pelo portão que se vê acima (Foto Caio Flavio Jacobus, agosto de 2008).
em qualquer das edições do Guia Levi, com algum destes dois últimos nomes. A linha teve trens de passageiros até 1970. Atualmente a estação serve como ponto de partida para os passeios turísticos que existem pela linha movidos a locomotivas a vapor.
     

Estação de Diomício Freitas, em agosto de 2008. Foto Caio Flavio Jacobus
   
     
Atualização: 22.08.2008
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.