HISTÓRICO DAS LINHAS: A E. F. Dona Teresa Cristina foi aberta
por uma empresa inglesa em 1884 ligando o porto de Imbituba às
minas de carvão de Lauro Müller. A ferrovia passou para
o Governo da República em 1903 e foi arrendada à E.
F. São Paulo-Rio Grande em 1910. Em 1918 o arrendamento foi
passado para a Cia. Brasileira Carbonífera de Araranguá.
Com a construção de um ramal a partir de Tubarão
ligando a linha a Cresciúma, em 1919, e o prolongamento até
Araranguá em 1923, aos poucos o trecho Imbituba-Araranguá
passou a ser a linha-tronco, transformando o trecho Tubarão-Lauro
Müller num ramal. Em 1940, a estrada passou a ser administrada
novamente pelo Governo Federal, que em 1957 a colocou como uma das
subsidiárias da recém-criada RFFSA. Em 1975, oficialmente,
o nome Dona Teresa Cristina desaparece e ela se transforma numa
das Superintendências Regionais da RFFSA. Em 1996, foi concessionada
pelo Governo para uma empresa privada, que hoje a administra sob
o nome de Ferrovia Teresa Cristina.
LINHA-TRONCO:
AS ESTAÇÕES ABAIXO
RELACIONADAS ESTÃO BASEADAS NOS GUIAS LEVI DE 1960 E 1970
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