|
|
E.
F. Vitória a Minas (1945-anos 1970) |
NOSSA
SENHORA
Município
de Ipatinga, MG |
EFVM -
km |
|
MG-3136 |
|
|
Inauguração: 06.10.1945 |
Uso atual: n/d |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
|
|
HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho
a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal
transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente
a produção de café. Com enormes dificuldades
ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina;
em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la
e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo
pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha
da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José
da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival
Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas,
a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Nossa Senhora foi inaugurada em
1945. Aparece nos guias por volta de 1960, apenas. Em 1970 parecia
já estar desativada. Aparentemente ficava junto ao horto de
Ipatinga. |
|
|
|
A estação de Nossa Senhora, sem data. Acervo
Hermes Y. Hinuy |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.02.2006
|
|