|
 |
...
Meridiano
Fernandópolis
Conde Prates
...

Tronco EFA-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
 |
|
|
|
E. F. Araraquara
(1949-1971)
FEPASA (1971-1998) |
FERNANDÓPOLIS
Município de Fernandópolis,
SP |
Linha-tronco - km 339,573 (1960) |
|
SP-0818 |
Altitude: 522 m |
|
Inauguração: 17.12.1949 |
Uso atual: abandonada (2014) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de
passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A cidade, fundada
no início dos anos 40, recebeu o nome de Fernandópolis
em homenagem ao interventor Fernando Costa, que esteve
lá em 1943, propondo a união de duas pequenas vilas
muito próximas. Já no ano seguinte tornou-se município.
A linha da Araraquarense chegou no final de 1949. Sem trens
de passageiros passando por ali desde 1997, hoje o prédio ainda
fica muito longe, a três quilômetros da cidade em estrada
asfaltada desde os anos 1980. Infelizmente a estação
está hoje completamente abandonada. Desocupados fizeram uma
grande fogueira dentro dela, mas graças a seu estilo construtivo
o fogo não destruiu o prédio. As estações
deste tipo têm (ou tinham) armários embutidos e pisos
em taco. Está largada à própria sorte, embora
a Prefeitura tivesse em 2003 planos para sua recuperação,
segundo informava Adilson Luiz Campos, da cidade. Em fevereiro
de 2009, o prédio estava completamente "lacrado",
mas em condições externas ainda razoáveis.
Em 2014, a velha estação estava
abandonada e depredada.

|
1959
AO LADO: Construção de embarcadouro para gado na estação de Fernandopolis (O Estado de S. Paulo, 6/12/1959) |
(Fontes: Edinilson Marques; Rafael Correa; Silvio Rizzo; Hermes Y.
Hinuy; EFA: Relatórios anuais, 1940-69; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|

A estação de Fernandópolis em 09/2001.
Foto Rodrigo Cabredo |

A estação de Fernandópolis em 09/2001.
Foto Rodrigo Cabredo |

A estação de Fernandópolis em 09/2001.
Foto Rodrigo Cabredo |

O abandono continua, em 24/04/2003. Foto Hermes Y. Hinuy |

O prédio em fevereiro de 2009: lacrado. Foto Rafael Corrêa
|

A plataforma em fevereiro de 2009: destelhada. Foto Rafael Corrêa
|

Interior da estação em julho de 2011. Foto Edinilson
Marques |
A estação em 12/2014. Foto Silvio Rizzo |
A estação em 12/2014. Foto Silvio Rizzo |
|
|
|
|
Atualização:
03.12.2021
|
|