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Esmeralda
Fernão Dias
Gália
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Tronco oeste CP-1970
IBGE-1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1928-1971)
FEPASA (1971-1976) |
FERNÃO
DIAS
Município de Fernão, SP |
tronco oeste - km 409,300 (1957) |
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SP-0554 |
Altitude: 501,048 m |
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Inauguração: 24.05.1928 |
Uso atual: AGROFER (2013) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O chamado
tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até
o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das
linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: O núcleo
da vila que surgiu durante a construção da estação da Paulista chamava-se
Aparecidinha das Antas.
A estação foi inaugurada, em 24 de maio de 1928, como Fernão Dias,
para seguir o alfabeto - era a vez da letra "F" - e provavelmente
por causa da serra das Esmeraldas, perto da cidade, considerando-se
que Fernão Dias Paes era o "caçador de esmeraldas".
Era, então, uma das estações do então ramal de Agudos, que,
em 1941, passou a fazer parte do tronco oeste.
Em 1976, com a eliminação da linha antiga entre Bauru e Garça,
a estação foi desativada. O antigo bairro pertencente a Gália
acabou se tornando município em 1995 com o nome de Fernão.
A estação foi restaurada em 2001 depois de anos de abandono
e passou a servir de sede para a Prefeitura Municipal. Foi novamente
restaurada em 2007 para abrigar a casa da associação
da agro-industria (AGROFER) local.
AO LADO: A estação
teria sido inaugurada mesmo em 24 de maio de 1928 (O Estado
de S. Paulo, 19/5/1928).
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ACIMA: A linha entre Duartina e Marília
em 1948 (IGC - Instituto Geografico e Cartografico de São Paulo).
ABAIXO: A estação e, ao fundo, o armazém,
em 1989 - ambos já sem uso e sem trilhos: a estação
parece estar sendo usada como moradia nessa época (Foto Nilton
Gallo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local; José
H. Bellorio; Kleber Santos; José Pascon Rocha; Cia. Paulista:
relatórios anuais, 1920-69; IGC - Instituto
Geografico e Cartografico de São Paulo; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Fernão Dias, ainda operacional,
em 1976. Foto José Pascon Rocha |
A estação de Fernão Dias, em 1997, abandonada.
Foto Kleber Santos |
A estação sendo restaurada, em 09/10/1999. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação sendo restaurada, em 09/10/1999. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação, já restaurada, em 15/05/2001.
Foto José H. Bellorio |
A estação, já restaurada, em 15/05/2001.
Foto José H. Bellorio |
A estação como AGOFER em 9/2013. Foto Mario Favaretto |
A estação como AGOFER em 9/2013. Foto Mario Favaretto
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Atualização:
26.04.2017
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