|
|
...
Adamantina
Florida Paulista
Parada Atlântica
...
Tronco oeste CP-1970
IBGE-1973
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1959-1971)
FEPASA (1971-1998) |
FLORIDA
PAULISTA
Município de Florida Paulista, SP |
Linha-tronco oeste - km 626,197 |
|
SP-0828 |
Altitude: 433,163 m |
|
Inauguração: 25.05.1959 |
Uso atual: abandonada (2016) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1959 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O chamado
tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até
o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das
linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Florida Paulista foi inaugurada em 1959 no antigo povoado de
Aguapeí do Alto, patrimônio fundado por diversos
imigrantes em 1941, com a derrubada das matas existentes e já
na espera dos trilhos dos planos da Cia. Paulista de Estradas de Ferro
- que, no final, somente o alcançaram em 1959, quando a localidade,
já com o nome atual, já era município havia já
11 anos então e já tinha até uma estação
rodoviária (desde 1949).
A ferrovia esteve presente com seus trens de passageiros até
o ano 2000.
Em março de 2001, quando esses trens foram extintos por uma
desinteressadíssima Ferroban, eles já não passavam
por ali desde o final do ano anterior (embora isso, por contrato,
não pudesse ocorrer). A estação, que já
estava fechada havia pelo menos um quinquênio, funcionava apenas
como parada - quando algum passageiro ainda se aventurasse a desembarcar
ou embarcar ali. Já em outubro de 2001, sua descrição
não era nada animadora:
"É uma estação de alvenaria, abandonada,
servindo de ponto para usuários de drogas, como pude constatar
pessoalmente. Ao chegar lá, avistei uma pessoa fumando maconha
dentro da estação" (Fábio Vasconcelos,
12/10/2001).
A descrição de 2001 ainda servia, infelizmente, para
novembro de 2008, quando Rafael Correa esteve por lá
fotografando: o abandono continuava e o descaso era grande. Próximo
à estação e à linha ele encontrou uma
estrutura de metal, abandonada, claro (ver mais abaixo),
que parecia ter sido utilizada no carregamento de grãos nos
trens, no tempo em que a ferrovia ainda tinha algum interesse neste
tipo de carga em Florida. O pátio ferroviário
ficava localizado fora - ou nos limites - da área urbana da
pequena cidade de apenas 11.000 habitantes espalhados pelo município
todo, o que contribuía para o seu esquecimento. Continuava
abandonada em novembro de 2016.
ACIMA:
Já a diesel, provavelmente anos 1960, mas ainda com carros
de madeira, o trem da Paulista em Florida Paulista (Foto Jovani Garcia).
ACIMA: Uma parada na estação de Florida Paulista em
1 de janeiro de 1993, o trem da FEPASA com a pintura "Ave-Maria"
espera embarque (Foto Carlos R. Almeida).
|
AO LADO: Carregador de grãos,
em 11/2008 (Foto Rafael Correa).
|
ACIMA: A desolação chama a atenção
num pátio totalmente esquecido e abandonado na estação
de Florida Paulista (Foto Mario Favaretto, 22/5/2010).
(Fontes: Carlos R. Almeida; Silvio Rizzo;
Mario Favaretto; Jovani Garcia; Fabio Vasconcellos; Hermes Y. Hinuy;
Rafael Corrêa; Artur V. da Silva; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1920-69; O Estado de S. Paulo, 27/8/1949); IBGE, 1973; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Florida Paulista, em foto de 21/12/1993. Foto Hermes Y. Hinui |
A estação em 12/10/2001. Foto Fabio Vasconcelos |
A estação em 12/10/2001. Foto Fabio Vasconcelos
|
A fachada da estação, em 30/12/2001. Foto Hermes
Y. Hinuy |
A plataforma da estação, em 30/12/2001. Foto Hermes
Y. Hinuy |
A estação em 04/2006. Foto Artur V. da Silva |
A estação, ainda abandonada em 11/2008. Foto Rafael
Correa |
A estação, ainda abandonada em 12/11/2016. Foto
Silvio Rizzo |
|
|
|
|
|
Atualização:
05.01.2022
|
|