|
|
...
(1974-1976)
Posto km 192
Garça-nova
Jafa
...
(1976-2001)
Posto km 393
Garça-nova
Jafa
...
Var. Bauru-Garça FEP - 1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
|
|
|
|
|
FEPASA (1974-1998)
|
GARÇA-NOVA
Município de Garça (1974-),
SP |
Variante Bauru-Garça - km
- |
|
SP-0843 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 04.05.1974 |
Uso atual: em ruínas (2016) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1974 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
maio de 1976, depois de anos de construção, a Fepasa abriu a variante
Bauru-Garça, velho projeto da Cia. Paulista para encurtar a linha
entre as duas cidades no seu tronco oeste. Esta linha esta dava a
volta pelo sul da serra da Esmeralda, passando por oito estações,
de Piratininga a Gália, que foram sumariamente suprimidas, abandonando-se
o trecho. A variante está em operação até hoje para trens de carga,
tendo por ela passado trens de passageiros até o início de 2001, quando
a Ferroban, depois de um acidente nos lados de Tupã, fez esse trem
seguir apenas até Bauru. Trem este que foi desativado em 15 de março
de 2001. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Garça-nova foi construída fora do perímetro urbano, na Vila
Cavalcante, em 1974, para substituir a estação antiga do centro da
cidade. Garça-nova passou a ser, com a retificação do trecho
entre Bauru e Garça, a primeira estação depois de Bauru,
visto que a linha nova foi construída numa área despovoada.
O trecho novo todo foi inaugurado somente em 1976, porém, o trecho
em Garça foi inaugurado dois anos antes.
"É curioso o comportamento do trem de passageiros para ir de Pederneiras
a Garça, por exemplo. Ele não parava em Baurú Paulista e sim em Baurú
Noroeste, só que como o trecho novo começa entre as duas, ele pegava
os passageiros, dava ré e entrava na nova variante. O trem "lascava
o pau" e as máquinas diesel chegavam a dar 90, 100 km/h e só paravam
em um posto provisório (Aldeia), bem estilo Fepasa. Chegava
na estação nova de Garça e depois entrava na linha velha de novo.
Não me lembro de ter visto Jafa da última vez, creio que estava
em ruínas" (Rodrigo Cabredo, maio/1999).
Com um grande pátio e vários desvios, a estação
manteve até cerca de 2000 muitos vagões estacionados,
mas o prédio já estava abandonado havia alguns anos.
Em 2001, os desvios foram praticamente todos retirados, e a estação,
definitivamente inútil, foi deixada à sanha dos vândalos,
que destruíram toda a cobertura de concreto da plataforma,
sobrando somente o esqueleto dos dois pequenos cubículos centrais.
Assim permanece em 2016.
(Veja também GARÇA)
ACIMA: Linha antiga (abaixo) e linha nova (acima) - mapa publicado em 4/5/1974. Notar a estação velha no centro do mapa - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VE-LA MAIOR (Diario Popular).
ACIMA: Inauguração da estação em 1974 (Diario Popular, 4/5/1974).
ACIMA: A estação já sendo utilizada. CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VE-LA MAIOR (Diario Popular, 10/5/1974).
ACIMA: Estação de Garça-nova,
data não identificada, provavelmente anos 1970 (Arquivo Historico
de Garça).
ACIMA: A estação de Garça-nova
na época de sua inauguração (1974) (Relatório
Fepasa, 31/12/1974).
ACIMA: A estação nos anos 1980 (Autor desconhecido).
ACIMA: O longo trem cargueiro da FERROBAN
passa pelo pátio da estação de Garça,
já em ruínas, em 9/10/1999. Comparar o número
de desvios acima com a foto abaixo (Foto Ralph M. Giesbrecht).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Silvio Rizzo; Renato Rios; Irineu Moura; Rodrigo Cabredo; Antonio
Gorni; Arquivo Histórico de Garça; Kleber Ragassi; FEPASA:
Relatório, 31/12/1974; Mapa: acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Garça-nova em franca atividade, anos 1980. Foto cedida
por Antonio Gorni |
Na plataforma, o aguardo do PP-2 em 1994. Acervo Kleber Ragassi |
A estação em 1994. Acervo Kleber Ragassi |
Na plataforma, a chegada do PP-2 em 1997. Acervo Kleber Ragassi
|
Garça-nova já abandonada, em 09/10/1999. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Garça-nova já abandonada, em 09/10/1999. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
No centro da foto, a estação já em ruínas
e com os desvios retirados, em 09/2001. Foto Renato Rios, Brasília,
DF |
Estação de Garça vista do meio da plataforma,
em 02/2008. Foto Irineu Moura |
Esqueleto da estação em agosto de 2016. Foto Silvio
Rizzo |
|
|
|
|
Atualização:
18.08.2022
|
|