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VXY Mogiana em MG
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João Aranha
Guatemozim
Usina Ester
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Ramal de P. Salles - 1935

IGG-SP-1942
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana (1910 -1960)
GUATEMOZIM
Município de Cosmópolis, SP
Ramal de Pádua Salles - km 34,211   SP-1972
    Inauguração: 20.10.1910
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Carril Funilense foi inaugurada em 18/09/1899 pela Cia. Agrícola Funilense, de Funil (hoje Cosmópolis), com bitola de 60 cm, saindo do centro de Campinas e chegando até a atual Cosmópolis, na época chamada de Barão Geraldo de Rezende. Em 1904, por parte de um empréstimo não honrado, o Governo do Estado ficou com a ferrovia. Em 1906, a bitola foi ampliada para a métrica; em 1913, a ferrovia já chegava ao seu ponto máximo, em Pádua Salles, margem do rio Mogi-Guaçu. Em 01/09/1921, a Sorocabana incorporou a linha, que em 1924 passou a sair da nova estação da EFS em Campinas, e com o nome de Ramal de Pádua Salles, com 93 quilômetros. A linha foi fechada no início de 1960, tendo os trilhos arrancados pouco tempo depois. Hoje são bem poucos os resquícios da velha Funilense.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Guatemozim foi inaugurada em 1910. Em 1930, a estação atendia a uma fazenda de Virgilio Scorsoni e Irmãos, a Fazenda Jacutinga. Esta ficava a 14 km da Villa Americana e era atendida pela estação de Guatemozim: "sendo feitos os embarques pela estação Guatemosin, a dois kilometros,

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Construção de um armazém

utilizando-se no transporte da cargas 4 carroças. Quanto aos passageiros, viajam em bom automovel" (João Netto Caldeira: As Nossas Riquezas - Municipio de Villa Americana, Empresa Commercial e de Propaganda Brasil, São Paulo, 1930). A fazenda cultivava café e criava gado, além de ter outras culturas. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*). Foi fechada com a linha, em 1960. Seu nome homenageava um dos diretores da Companhia Funilense no início do século. "Utilizando alguns mapas que achei na PUCC e, utilizando algumas referências e coordenadas geográficas (sou geógrafo) cheguei em duas edificações: uma menor, com arquitetura característica e um jeitão de galpão (poderia ser o armazém) e este prédio do qual envio-lhe a foto (ver abaixo). Há no prédio dísticos iguais ao da estação de Barão Geraldo e o pequeno poste ao lado do prédio (na esquerda da foto) é um trilho. Só faltava a plataforma até que, ao dar a volta no prédio vi que sobre ela foi construído um cômodo (é aquele puxadinho, na direita da foto). Seguindo a rua que está em frente a plataforma saímos na antiga ponte ferroviária (também feita de trilhos) sobre o rio Jaguari" (C. A. Filetti, 03/2005). Porém, o prédio não era a estação: "Meu avô tinha um armazém ao lado da estação. Tenho 40 anos e quando era criança a estação já havia sido demolida, só existia a plataforma de embarque e desembarque. então creio que aquela foto que você colocou no site , não tem relação com a estação. o que sei é que ela foi construida com o objetivo de parar o trem no local onde o Sr. Guatemozin Nogueira gostava de caçar, esse homem era parente dos donos da Usina Açucareira Ester" (Adriana Viamonte, 25/6/2007).

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriana Viamonte; Douglas Nascimento; Carlos A. Filetti; João Netto Caldeira: As Nossas Riquezas - Municipio de Villa Americana, Empresa Commercial e de Propaganda Brasil, São Paulo, 1930; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1920-69; IGG-SP, 1942; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A foto mostra um prédio na região da estação de Guatemozin, mas ele não foi a estação. Foto Carlos A. Filetti
   
     
     
Atualização: 18.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.