|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1945-1971)
FEPASA (1971-1998) |
GUEDES-NOVA
Município de Jaguariúna, SP |
Variante Guanabara-Guedes - km 40,4 |
|
SP-1558 |
Altitude: 573 m |
|
Inauguração: 15.12.1945 |
Uso atual: centro cultural (2013) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1945 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A variante
Guanabara-Guedes foi entregue pela Mogiana entre 1926 e 1945, e alterou
primeiro o trecho do tronco original até Desembargador Furtado (1926).
Mais tarde, chegou até Carlos Gomes (1929), e finalmente a Guedes
(1945). Apenas a estação de Guanabara permaneceu onde estava,
reformada. As outras tiveram versões novas. Em 1977, a variante, que
se tornou o tronco novo da Mogiana naquele trecho, foi desativada
pela já operante Fepasa. Na mesma época, parte do trecho (Anhumas-Jaguariúna)
foi entregue à linha turística da ABPF, tornando-se a V. F. Campinas-Jaguariúna.
Em 1984, o trecho foi reduzido até sobre o rio Jaguary, com a desativação
da estação de Jaguariúna. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Guedes-nova, inaugurada em 1945, substituiu a antiga, na época
da retificação do traçado depois de Jaguariúna.
A estação
fora construída nos anos 1940 e sobre isto há uma nota curiosa
publicada no jornal Folha da Manhã, de São Paulo, sobre
o seu local: "Os agricultores e sitiantes residentes nas proximidades
da estação de Guedes, em memorial que endereçaram
à diretoria da Cia. Mogiana, mostraram os inconvenientes da
mudança da estação para outro ponto, em consequencia
da retificação do traçado da linha da referida
estrada, serviço esse que está sendo feito. Nesse memoria,
os seus signatários fazem sentir que o local escolhido para
a nova estação, além de ficar afastado das suas
propriedades e em situação menos accesivel aos lavradores,
as terras circunjacentes ficam alagadiças por ocasião
das chuvas. Para evitar esses inconvenientes, a firma Machado e Santiago,
proprietária da Fazenda da Barra, pôz à disposição
da referida companhia, sem onus algum, mediante doação
a título gratuito, o terreno de sua propriedade que ele achar
conveniente, destinado à nova estação de Guedes".
Teria a Mogiana aceitado a troca e mudado a posição
da então futura estação nova? Ou não?
O fato é que a estação ficou pronta e foi entregue
em 1945.
Quase trinta anos depois, Guedes-nova foi uma das poucas estações
da velha Mogiana que permaneceu no leito da linha, quando do novo
traçado da variante de 1973. Os trilhos, vindo de Boa Vista,
alcançaram esta estação, passando por fora de Campinas e Jaguariúna,
através de Paulínia.
Quando da colocação da nova linha, a plataforma e sua cobertura foram
demolidas. Os trilhos praticamente encostaram no prédio. Depois
de servir como moradia e ser abandonada por anos, o prédio
foi reformado e no início de 2012 tornou-se centro cultural
do bairro.
(Veja também GUEDES)
ACIMA: Mapa que mostra as linhas da Mogiana na região de Campinas: tronco original (1875), variante Guanabara-Guedes (1929-45)e variante Boa Vista-Guedes (1973) - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Acervo ABPF, diagramação posterior Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Esquema do pátio de Guedes
em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
ACIMA: Estação de Guedes, em 14/10/1969,
vista das automotrizes ou Budd-RDCs (Foto Cid Beraldo).
ACIMA:
Atrás da estação restaurada, o comboio petroleiro
passa (Foto Vanderlay Zago, junho de 2012).
ACIMA: Estação de Guedes em 2020 (Foto: Reginaldo Leme).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Leonardo
Patara; Douglas Razaboni; Carlos R. Almeida; Cid Beraldo; Nilson Rodrigues;
Dirceu Baldo; Christian ___; Caio Bourg; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí;
Correio do Povo, 2012; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1930-69;
Gazeta Regional, suplemento, 2004; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1951 recebendo os festeiros da Cavalaria
Antoniana. Bons tempos. Foto do jornal Gazeta Regional, suplemento
de 50 anos do município de Jaguariúna, 09/2004 |
A estação ainda em atividade. Foto sem data, provavelmente
anos 1970. Foto cedida por Nilson Rodrigues |
A estação, vista do trem, em 1982. Foto Dirceu
Baldo |
A estação em 14/2/1996. Foto Carlos R. Almeida |
Guedes-nova, vista pelo lado da plataforma, em 26/06/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Foto da estação de Guedes-nova, em 26/06/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2004. Foto Christian, de Jaguariúna,
em 2004 |
A estação em 1/2011. Foto Douglas Razaboni |
A estação restaurada em 1/2012. Foto Douglas Razaboni |
A estação em 25/1/2017. Foto Leonardo Patara |
A estação em 25/1/2017. Foto Leonardo Patara |
|
|
|
|
|
Atualização:
21.04.2020
|
|