A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Conde do Pinhal
Hipódromo
São Carlos
...

Tronco CP-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1916-c.1925)
HIPÓDROMO
Município de São Carlos, SP
Linha-tronco - km 204,927 (1918)   SP-2000
Altitude: -   Inauguração: 01.06.1916
Uso atual: moradia (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1916
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara.
 
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico de Hipódromo foi aberto em 1916, com a inauguração da linha de bitola larga, e atendia às duas linhas, larga e métrica, que ali corriam paralelas. Ficava entre as estações de Conde de Pinhal e de São Carlos.

A cidade já tinha um hipódromo em 1896 (ver abaixo) - ano de sua inauguração. Porém, parece ter-se extinto (quando?). Aí, apareceu outro: "Houve, sim, um clube com este nome, tradicional, mas com poucas informações da sua localização exata. O texto de uma monografia, escrita por Andréa Cristina de Jesus Oliveira da Unesp de Araraquara. Não diz o local, mas como ela fala que a data da fundação do Hipódromo é 1912 e a o do posto telegráfico 'Hypódromo' sabemos que é 1916, supõe-se que fossem próximos. 'No começo do século, a capacidade associativa dos habitantes de São Carlos era bastante acentuada, haja visto o número de associações que se formaram. Em 03 de abril de 1904 fundou-se o Club Litterario e Recreativo. No mesmo ano, fundou-se a Sociedade Recreativa Flor da Juventude, a Sociedade Democrática Familiar de São Carlos, o Club São Carlense, o São Carlos Football Club - clube de elite - e a Associação Atlhética, formada também por jovens de famílias tradicionais da cidade. Em 14 de janeiro de 1912 foi fundado o Hipódromo São Carlense, o Derby Club, uma nova sociedade com o objetivo de desenvolver e melhorar a raça cavalar por meio de corridas, concursos hípicos e exposição. Em outubro do mesmo ano, foi fundada a Sociedade Anônima Instituto SãoCarlense, para explorar uma casa de saúde voltada ao tratamento de moléstias médicas e cirúrgicas" (Bê Caviquioli, São Carlos, SP, 01/2006).

O posto foi desativado por volta de 1925, a se julgar pelas suas citações nos relatórios anuais da Companhia Paulista. Seria possível que o Hipódromo tenha também desaparecido nessa época, daí o fechamento da pequena parada?

Teriam existido trens especiais da estação de São Carlos para o hipódromo nos dias de corridas para a elite local? É possível - a parada provavelmente existia para isso, estando a apenas 1.400 m da estação principal. Não há nada que comprove que esses trens especiais tenham existido, mas também não há nada que diga que eles não existiram.

Porém, pelo menos um trem especial existiu: de Campinas (e não de São Carlos) em 1898 (ver caixa abaixo). Esse trem iria direto para a parada do Hipodromo ou os passageiros desembarcariam na estação de São Carlos, mais confortável para esta operação e depois eram transportados para o hipódromo com tílburis?

O hipódromo deveria ficar bem próximo à parada, pois ele deveria ser o motivo de sua existência. E o bairro da Vila Prado, ali perto? Não teria este nome por ter sido construída próxima ao hipódromo (lembrar que prado é sinônimo de hipódromo)?

Em 2009, a paradinha ainda servia como moradia, localizada junto a uma antiga colônia de casas da antiga Companhia Paulista, mas isolada em relação à linha, aparentemente já sem plataforma e sem nenhum desvio que a alcance. É muito perto do pátio de São
Carlos
. Um pouco depois da estação existe um pontilhão sobre a avenida Presidente Vargas. O posto é logo depois. Deve dar um pouco mais de 1 km.


ACIMA: Anuncio de corridas no Hippodromo de São Carlos em 1896 (O Estado de S. Paulo, 1/11/1896).
1896
AO LADO: Inauguração do hipódromo de São Carlos em 12/de janeiro (O Estado de S. Paulo, 13/01/1896.
1898
AO LADO: Trem especial partindo de Campinas para o hipódromo de São Carlos (O Estado de S. Paulo, 1/8/1898.

ACIMA: Casa da ferrovia próxima ao posto de Hipódromo. ainda existente em dezembro de 1908 (Foto Rafael Corrêa).
     

Em 1918, o posto telegráfico de Hipódromo. Foto Filemon Peres

Em 01/2006, a estação do Hipódromo continua ali, olhando 90 anos se passarem. Foto Bê Caviquioli, São Carlos, SP

Em 01/2006, a estação do Hipódromo continua ali, olhando 90 anos se passarem. Foto Bê Caviquioli, São Carlos, SP

Em 01/2006, a estação do Hipódromo continua ali, olhando 90 anos se passarem. Foto Bê Caviquioli, São Carlos, SP

O posto em 12/2008. Foto Rafael Corrêa
 
     
Atualização: 01.05.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.