|
|
...
Boa Vista
Hortolândia
Sumaré
...
Tronco CP-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1917-1971)
FAPASA (1971-1998) |
HORTOLÂNDIA
(antiga JACUBA)
Município de Hortolândia, SP |
Linha-tronco - km 62,605 (1958) |
|
SP-1996 |
Altitude: 559,206 m |
|
Inauguração: 01.04.1917 |
Uso atual: restaurada; museu e biblioteca (2017)
|
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1917 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas,
em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois
continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu
por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos
(1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz
(1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio
Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929),
chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou.
Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros
trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos
anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
|
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico
de Jacuba foi construído longe de qualquer ponto de Campinas,
município no qual a estação estava localizado na época. Com o tempo,
formou-se em volta um povoado, que, em 1916, acabou por fazer com
que o prédio do velho posto fosse adaptado para estação, o que leva
a crer que a data de sua inauguração, 1917, na verdade seja apenas
a época dessa transformação.
O bairro, que em 1955 ainda mantinha seu nome original, acabou sendo
desmembrado junto com Sumaré, tornando-se parte deste e alterando
o nome para Hortolândia.
Em 1991, tornou-se município, mas a estação foi desativada; em 1996
servia apenas como alternativa de comunicação quando havia algum problema
em Boa Vista.
Esteve abandonada, mas, depois de 2011, foi restaurada. Hoje funciona
como museu e biblioteca.
|
AO LADO: Atropemento próximo ao local em que 36 anos depois seria construída a estação de Jacuba (O Estado de S. Paulo, 10/12/1881). |
|
AO LADO: Choque de trens na estação de Jacuba - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER TODAS AS DUAS REPORTAGENS (O Estado de S. Paulo, 7 e 8/8/1898). |
|
1920
AO LADO: Choque de trens na estação de Jacuba (O Estado de S. Paulo, 17/7/1920). |
ABAIXO: Na passagem de nível
em Hortolandia, transeunte assiste à passagem do trem de passageiros
da FEPASA, por volta de 1995 (Foto Vanderley Zago).
ACIMA: O trem da moribunda FEPASA passa pela
já abandonada estação de Hortolândia, em
18/11/1998 (Foto Edson Castro).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Vanderley
Zago; João Gabriel; Filemon Peres; Leandro Guidini; Edson Castro;
IPHAN; Cia. Paulista: album, 1918; Cia. Paulista: relatórios
oficiais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Jacuba, em 1918. Foto Filemon Peres |
A estação nos anos 1980. Acervo Leandro Guidini |
Em 22/05/1996, a estação já fechada. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Em 22/05/1996, a estação já fechada. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 1/2011. Foto João Gabriel |
A estação em 2014, depois do restauro. Foto Vanderley
Zago |
|
|
|
|
Atualização:
10.06.2020
|
|