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Mooca
Hospedaria dos Imigrantes
Braz
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Saída do ramal do Hipódromo (rua dos Trilhos):
Hipódromo
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
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São Paulo
Railway (c.1888-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-c.1970)
ABPF (c.1990-2009) |
HOSPEDARIA
DOS IMIGRANTES
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km |
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SP-1995 |
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Inauguração: c.
1888 |
Uso atual: reconstruida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1990 (da estação) |
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HISTORICO DA LINHA: A São Paulo
Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de
ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por
investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores
acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: A Hospedaria
dos Imigrantes existia desde 1882 para recepcionar e dar abrigo
temporário para os imigrantes europeus que chegavam no porto de Santos
e subiam a serra pelos trens da SPR. Em 1888, foi construído o prédio
novo e amplo para essa finalidade, no Braz, ao lado da linha
férrea para facilitar o desembarque e o transporte do pessoal. Uma
estação foi construída na sua lateral, junto à linha. Os imigrantes
desciam direto no prédio. Logo após a estação,
sentido Mooca, saía o ramal do Hipódromo, que levava
os admiradores de corridas de cavalo para o antigo hipódromo,
bem perto dali. Esse ramal existiu pelo menos até a demolição
do hipódromo, o que parece ter ocorrido por volta dos anos
1940. A estação da Hospedaria aparentemente só servia para
esses desembarques, não sendo uma estação de uso contínuo. Nos anos
1970, a hospedaria deixou de funcionar e a
ACIMA:
O trem dos imigrantes parado na plataforma, em 1930 (Foto de catálogo
do atual Memorial dos Imigrantes, 2007). ABAIXO: a estação,
à esquerda, usada apenas para a linha em que trafega a locomotiva
a vapor da ABPF nos finais de semana; ao fundo, atrás do prédio
baixo branco à esquerda, sem poder ser visto na foto, a saída
do antigo ramal da rua dos Trilhos (Foto Renato Gigliotti em 05/2007).
parte referente à estação foi demolida. Com a restauração do prédio
e sua transformação em museu, nos anos 1990, foi reconstruída a estação
no mesmo local, de forma a mostrar o que era essa plataforma. De lá
saem nos fins de semana trens a vapor que levam pessoas em passeio
por um curto trecho, administrado pela ABPF.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos
A. Rollo; Renato Gigliotti; Memorial dos Imigrantes; ABPF; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação da Hospedaria, c. 1908. Foto de boletim
da ABPF |
Trem turístico na estação reconstruída,
c. 1999. Foto Carlos A. Rollo |
A estação da Hospedaria reconstruída, 2000.
Autor desconhecido |
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Atualização:
29.07.2010
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