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VXY Mogiana em MG
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Mooca
Hospedaria dos Imigrantes
Braz
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Saída do ramal do Hipódromo (rua dos Trilhos): Hipódromo
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
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São Paulo Railway (c.1888-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-c.1970)
ABPF (c.1990-2009)
HOSPEDARIA DOS IMIGRANTES
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km   SP-1995
    Inauguração: c. 1888
Uso atual: reconstruida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1990 (da estação)
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A Hospedaria dos Imigrantes existia desde 1882 para recepcionar e dar abrigo temporário para os imigrantes europeus que chegavam no porto de Santos e subiam a serra pelos trens da SPR. Em 1888, foi construído o prédio novo e amplo para essa finalidade, no Braz, ao lado da linha férrea para facilitar o desembarque e o transporte do pessoal. Uma estação foi construída na sua lateral, junto à linha. Os imigrantes desciam direto no prédio. Logo após a estação, sentido Mooca, saía o ramal do Hipódromo, que levava os admiradores de corridas de cavalo para o antigo hipódromo, bem perto dali. Esse ramal existiu pelo menos até a demolição do hipódromo, o que parece ter ocorrido por volta dos anos 1940. A estação da Hospedaria aparentemente só servia para esses desembarques, não sendo uma estação de uso contínuo. Nos anos 1970, a hospedaria deixou de funcionar e a
ACIMA: O trem dos imigrantes parado na plataforma, em 1930 (Foto de catálogo do atual Memorial dos Imigrantes, 2007). ABAIXO: a estação, à esquerda, usada apenas para a linha em que trafega a locomotiva a vapor da ABPF nos finais de semana; ao fundo, atrás do prédio baixo branco à esquerda, sem poder ser visto na foto, a saída do antigo ramal da rua dos Trilhos (Foto Renato Gigliotti em 05/2007).

parte referente à estação foi demolida. Com a restauração do prédio e sua transformação em museu, nos anos 1990, foi reconstruída a estação no mesmo local, de forma a mostrar o que era essa plataforma. De lá saem nos fins de semana trens a vapor que levam pessoas em passeio por um curto trecho, administrado pela ABPF.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos A. Rollo; Renato Gigliotti; Memorial dos Imigrantes; ABPF; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação da Hospedaria, c. 1908. Foto de boletim da ABPF

Trem turístico na estação reconstruída, c. 1999. Foto Carlos A. Rollo

A estação da Hospedaria reconstruída, 2000. Autor desconhecido
     
     
Atualização: 29.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.