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São Paulo
Railway (1867-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1992)
CPTM (1992-) |
BRAZ
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 76,332 (1935) |
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SP-1036 |
Altitude: 726 m |
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Inauguração: 16.02.1867 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Braz foi inaugurada em 1867, com a linha, para atender o
bairro do mesmo nome. Ela é anterior à estação Roosevelt, também
chamada originalmente de Braz, ponto terminal da linha da Central
do Brasil.
As linhas da SPR e da Central se juntavam ali, o que ainda hoje ocorre.
Em 1978, foi aberta a estação Brás (agora com s) do metrô,
junto às duas, e aos poucos as três estações foram se fundindo. Hoje
praticamente não há diferença entre as estações Brás da Santos-Jundiaí
e a Roosevelt, as plataformas são comuns, e se entra ou
pela Roosevelt, no largo da Concórdia, ou pela estação
Brás do metrô, onde se cruza as linhas por passarelas e se
atingem as linhas da CPTM, as quais a estação Brás e a Roosevelt
hoje atendem.
O prédio da estação Brás da antiga SPR está hoje
tombado pelo Condephaat. O terreno da estação original, que pertencia à nSão Paulo Railway e depois ao governo federal, passou para as mãos da CPTM somente em março de 2021 (cf. Folha de S. Paulo, em https://www1.folha.uol.com.br
/colunas/monicabergamo/2021/03/
terreno-da-estacao-bras-do-metro-passa-para-a-cptm.shtml)
(Veja também ROOSEVELT)
1875
AO LADO: Atropelamento na estação do Braz (A Provincia de S. Paulo, 10/11/1875). |
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1883
AO LADO: Trens da Cia. Paulista que saem da Luz passaram a seguir para o Braz para buscar passageiros e bagagens (A Provincia de S. Paulo, 23/03/1883). |
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1889
AO LADO: Acidente com morte durante a manobra dos trens (A Provincia de S. Paulo, 23/03/1889). |
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1891
AO LADO: Manobras afetam o trânsito público na estação do Braz (OESP, 26/03/1891). |
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1894
AO LADO: Desastre próximo à estação do Braz, junto à rua do Gazometro Braz - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER SUA CONTINUAÇÃO (OESP, 2 e 3/10/1894). |
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1895
AO LADO: A situação na estação do Norte - PARA VER O ARTIGO TODO, CLIQUE SOBRE O TEXTO (O Estado de S. Paulo, 09/01/1895). |
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1895
AO LADO: Manobras afetam o trânsito público na estação do Braz - PARA VER O ARTIGO TODO, CLIQUE SOBRE O TEXTO08/05/1895). |
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1899
AO LADO: Manobras continuam a atrapalhar o trânsito público na estação do Braz. (OESP, 25/01/1899). |
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ACIMA: A estação do
Braz, supostamente em 1900 (Autor
desconhecido).
ACIMA: A estação do
Braz, supostamente em 1900. Na foto, à esquerda ao fundo, a
estação do Norte, depois chamada de Roosevelt (Autor
desconhecido).
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1900
ACIMA: As mudanças provisorias eram consequencia da mudança dos escritorios da estação velha para a nova (ver caixa abaixo) (O Estado de S. Paulo, 17/05/1900). |
ACIMA: A estação do Norte em primeiro plano em 1905. Ao fundo, à direita, a estação do Braz da SPR (Autor desconhecido).
1934
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de
S. Paulo, 18/2/1934). |
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ACIMA: Fachada da estação do Braz o plano em 24/04/2020, entregue restaurada. (Foto: Gustavo Secco).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Ricardo da Corte; Wilson de Santis Jr.; Alexandre L. Giesbrecht; Militão
Augusto Azevedo; Wanderley Duck; Ricardo Koracsony; CONDEPHAAT: Patrimônio
Cultural Paulista, 1998; SPR: Relação oficial de estações,
1935; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação original do Braz, em 1867. Foto Militão
A. Azevedo |
A segunda estação do Braz, sem data. Autor desconhecido |
A estação do Braz, face lateral, em 1998. Foto
do livro Patrimônio Cultural Paulista, 1998 |
A estação do Braz e suas plataformas novas, 2003.
Foto Ricardo da Corte |
A estação do Braz e suas plataformas novas, 2003.
Foto Ricardo da Corte |
Plataforma antiga da estação do Braz, em 11/2004.
Foto Wilson de Santis Jr. |
A fachada da estação em 09/2005. Foto Alexandre
L. Giesbrecht |
Entrada da estação em 1/2014. Foto Ricardo Koracsony |
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Atualização:
14.06.2022
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