A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Hospedaria dos Imigrantes
Braz
Pari
...

SPR-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
...

 
São Paulo Railway (1867-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1992)
CPTM (1992-)
BRAZ
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 76,332 (1935)   SP-1036
Altitude: 726 m   Inauguração: 16.02.1867
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à RFFSA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Braz foi inaugurada em 1867, com a linha, para atender o bairro do mesmo nome. Ela é anterior à estação Roosevelt, também chamada originalmente de Braz, ponto terminal da linha da Central do Brasil.

As linhas da SPR e da Central se juntavam ali, o que ainda hoje ocorre.

Em 1978, foi aberta a estação Brás (agora com s) do metrô, junto às duas, e aos poucos as três estações foram se fundindo. Hoje praticamente não há diferença entre as estações Brás da Santos-Jundiaí e a Roosevelt, as plataformas são comuns, e se entra ou pela Roosevelt, no largo da Concórdia, ou pela estação Brás do metrô, onde se cruza as linhas por passarelas e se atingem as linhas da CPTM, as quais a estação Brás e a Roosevelt hoje atendem.

O prédio da estação Brás da antiga SPR está hoje tombado pelo Condephaat. O terreno da estação original, que pertencia à nSão Paulo Railway e depois ao governo federal, passou para as mãos da CPTM somente em março de 2021 (cf. Folha de S. Paulo, em  https://www1.folha.uol.com.br
/colunas/monicabergamo/2021/03/
terreno-da-estacao-bras-do-metro-passa-para-a-cptm.shtml
)

(Veja também ROOSEVELT)

1875
AO LADO:
Atropelamento na estação do Braz
(A Provincia de S. Paulo, 10/11/1875).

1883
AO LADO:
Trens da Cia. Paulista que saem da Luz passaram a seguir para o Braz para buscar passageiros e bagagens
(A Provincia de S. Paulo, 23/03/1883).

1889
AO LADO:
Acidente com morte durante a manobra dos trens
(A Provincia de S. Paulo, 23/03/1889).

1891
AO LADO:
Manobras afetam o trânsito público na estação do Braz
(OESP, 26/03/1891).

1894
AO LADO:
Desastre próximo à estação do Braz, junto à rua do Gazometro Braz - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER SUA CONTINUAÇÃO
(OESP, 2 e 3/10/1894).

1895
AO LADO:
A situação na estação do Norte - PARA VER O ARTIGO TODO, CLIQUE SOBRE O TEXTO (O Estado de S. Paulo, 09/01/1895).

1895
AO LADO:
Manobras afetam o trânsito público na estação do Braz - PARA VER O ARTIGO TODO, CLIQUE SOBRE O TEXTO08/05/1895).

1899
AO LADO:
Manobras continuam a atrapalhar o trânsito público na estação do Braz. (OESP, 25/01/1899).


ACIMA: A estação do Braz, supostamente em 1900 (Autor desconhecido).

ACIMA: A estação do Braz, supostamente em 1900. Na foto, à esquerda ao fundo, a estação do Norte, depois chamada de Roosevelt (Autor desconhecido).

1900
ACIMA: As mudanças provisorias eram consequencia da mudança dos escritorios da estação velha para a nova (ver caixa abaixo) (O Estado de S. Paulo, 17/05/1900).

ACIMA: A estação do Norte em primeiro plano em 1905. Ao fundo, à direita, a estação do Braz da SPR (Autor desconhecido).

1934
AO LADO:
Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 18/2/1934).


ACIMA: Fachada da estação do Braz o plano em 24/04/2020, entregue restaurada. (Foto: Gustavo Secco).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ricardo da Corte; Wilson de Santis Jr.; Alexandre L. Giesbrecht; Militão Augusto Azevedo; Wanderley Duck; Ricardo Koracsony; CONDEPHAAT: Patrimônio Cultural Paulista, 1998; SPR: Relação oficial de estações, 1935; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação original do Braz, em 1867. Foto Militão A. Azevedo

A segunda estação do Braz, sem data. Autor desconhecido

A estação do Braz, face lateral, em 1998. Foto do livro Patrimônio Cultural Paulista, 1998

A estação do Braz e suas plataformas novas, 2003. Foto Ricardo da Corte

A estação do Braz e suas plataformas novas, 2003. Foto Ricardo da Corte

Plataforma antiga da estação do Braz, em 11/2004. Foto Wilson de Santis Jr.

A fachada da estação em 09/2005. Foto Alexandre L. Giesbrecht

Entrada da estação em 1/2014. Foto Ricardo Koracsony
 
     
Atualização: 14.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.