A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Marrequinhas
Iandara
Arabela
...

Tronco oeste CP - 1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
...

 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1962-1971)
FEPASA (1971-1998)
IANDARA
Município de Dracena, SP
Linha-tronco oeste - km 682,852 (1958)   SP-2035
    Inauguração: 20/01/1962
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1962?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Iandara foi aberta em 1962. Em 1986, já estava depredada. Em 2000, ainda no abandono, a cobertura da plataforma, nem as mãos francesas, existiam mais. Em 2007 continuava abandonada.
ACIMA: Acidente próximo a Iandara (possivelmente anos 1960 - Autor desconhecido).
(Fontes: Kenzo Sasaoka; Marcelo Braguini Ferreira; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1923-69; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1982; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; IBGE, 1973; Mapas - acervo R .M. Giesbrecht)
     

A estação em 1982. Foto FEPASA

Estação de Iandara em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

Estação de Iandara em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A estação, aparentemente abandonada, em 2000. Foto Kenzo Sasaoka

A estação em 22/04/2007. Foto Marcelo Braguini Ferreira
 
     
Atualização: 11.11.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.