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VXY Mogiana em MG
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São Bernardo
Interlagos-original
Casa Grande
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ramal Jurubatuba - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1969
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Estrada de Ferro Sorocabana (1957 -1971)
FEPASA (1971-c.1979)
INTERLAGOS (original)
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km   SP-2097
    Inauguração: 28.09.1957
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Interlagos foi aparentemente o primeiro prédio das estações definitivas a ser construída no ramal, em 1958, dado conseguido no relatório da Sorocabana para esse ano. Porém, é interessante notar que existe uma foto sem data que mostra a estação de Interlagos como um vagão de madeira fixo, ao lado de uma plataforma que tinha um banco para espera. Seria esta a estação provisória, feita em 1957, ou seria esta a "definitiva" de 1958, citada no relatório? Jamais tive alguma confirmação de como teria sido o prédio da estação, por exemplo, nos anos 1960, quando o trem parava ali constantemente. A estação de Interlagos original era pátio de manobras e cruzamento de trens e nos últimos anos de operação, ali também havia troca de tração elétrica para diesel. Demolida nos anos 1970, existiu depois uma nova estação com o mesmo nome, construída em local diferente, mais para o norte na linha (Interlagos-nova), segundo Anderson Alves Conte, mas que, com a desativação do trecho em 2001, foi também demolida (ver INTERLAGOS-NOVA)
(Fontes: Carlos R. Almeida; Moises Lavander; Anderson Alves Conte; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
Ao lado, a primeira estação de Interlagos, ainda como um vagão de trem adaptado. A foto é provavelmente do final dos anos 1950. Acervo Moisés Lavander  
     
     
Atualização: 29.06.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.