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VXY Mogiana em MG
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ramal de Itararé-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Sorocabana (c.1945-1971)
FEPASA (1971-1998)
ITAPEVA-NOVA
Município de Itapeva, SP
Ramal de Itapeva - variante   SP-2069
    Inauguração: n/d
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1945
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: Poucas referências se encontram sobre a época em que esta estação foi construída. Atendendo a pressões da região que queriam a estação de Itapeva mais próxima à cidade, pois a antiga era muito distante, a Sorocabana efetivamente iniciou obras em 1945 para construir um novo percurso mais próximo à cidade. Por reportagens do jornal Folha da Manhã do dia 21 de fevereiro de 1945 sabemos que o material para instalação da nova estação

ACIMA: A primeira notícia encontrada sobre a nova estação - aquela que jamais funcionou (Folha da Manhã, 10/6/1945).
estava chegando e que esta seria localizada junto à Praça da Bandeira. No final de 1947, as obras estavam em uma situação tal que a previsão do início de operações do novo traçado e da nova estação e armazém estavam previstos para meados de 1948. Em janeiro de 1949, ainda estavam em construção. Porém, segundo se diz, por causa de o terreno ser pouco propício a receber comboios ferroviários naquele leito, os trilhos nunca foram assentados e as estações nunca funcionaram como tal. (ver também ITAPEVA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Coaraci Camargo; Folha da Manhã, 1945, 1946, 1947 e 1948; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação que nunca foi, em 11/06/1998. Foto Coaraci Camargo

A estação que nunca foi, em 11/06/1998. Foto Coaraci Camargo

A estação que nunca foi, em 11/06/1998. Foto Coaraci Camargo

O armazém da estação que também nunca foi, em 11/06/1998. Foto Coaraci Camargo
   
     
Atualização: 24.12.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.