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ramal de Itararé-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Sorocabana
(c.1945-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ITAPEVA-NOVA
Município de Itapeva, SP |
Ramal de Itapeva - variante |
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SP-2069 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1945 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí,
Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob
a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: Poucas referências
se encontram sobre a época em que esta estação
foi construída. Atendendo a pressões da região
que queriam a estação de Itapeva mais próxima
à cidade, pois a antiga era muito distante, a Sorocabana efetivamente
iniciou obras em 1945 para construir um novo percurso mais próximo
à cidade. Por reportagens do jornal Folha da Manhã
do dia 21 de fevereiro de 1945 sabemos que o material para instalação
da nova estação
ACIMA: A primeira notícia encontrada sobre
a nova estação - aquela que jamais funcionou (Folha
da Manhã, 10/6/1945).
estava chegando e que esta seria localizada junto à
Praça da Bandeira. No final de 1947, as obras estavam em uma
situação tal que a previsão do início
de operações do novo traçado e da nova estação
e armazém estavam previstos para meados de 1948. Em janeiro
de 1949, ainda estavam em construção. Porém,
segundo se diz, por causa de o terreno ser pouco propício a
receber comboios ferroviários naquele leito, os trilhos nunca
foram assentados e as estações nunca funcionaram como
tal. (ver também ITAPEVA)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Coaraci
Camargo; Folha da Manhã, 1945, 1946, 1947 e 1948; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação que nunca foi, em 11/06/1998. Foto Coaraci
Camargo |
A estação que nunca foi, em 11/06/1998. Foto Coaraci
Camargo |
A estação que nunca foi, em 11/06/1998. Foto Coaraci
Camargo |
O armazém da estação que também
nunca foi, em 11/06/1998. Foto Coaraci Camargo |
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Atualização:
24.12.2012
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