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Timboré
Itapura
Jupiá
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mapa OESP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1910-1941) |
ITAPURA
Município de Itapura, SP (veja
a cidade) |
Linha-tronco original - km 436,480 |
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SP-2150 |
Altitude: 277,000 m |
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Inauguração: 13.05.1910 |
Uso atual: submersa ou demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Lussanvira era parte do tronco da Noroeste até pelo
menos 1940, quando a variante mais ao sul foi terminada, ligando Araçatuba
a Jupiá. O trecho foi abandonado por passar por uma zona de
malária muito intensa, onde prevalecia o impaludismo, causando
problemas para os ferroviários e moradores da região.
Nesse ano, o trecho entre Lussanvira e Jupiá foi suprimido,
pois era o que apresentava piores condições para tráfego
e povoamento. Em 1961, o ramal foi definitivamente extinto e todo
o trecho junto a Lussanvira, incluindo a própria estação,
foi submergido pela construção da represa de Três
Irmãos. |
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A ESTAÇÃO: A colônia
militar de Itapura foi aberta em 1858, ao lado do salto do
mesmo nome; com o final da Guerra do Paraguai, em 1870, perdeu a razão
de ser, e a enorme dificuldade de acesso, somente por
rio, acabou por levar o núcleo ao abandono. Por duas vezes,
em 1863 e em 1881, foram feitas tentativas de se abrir estradas para
se alcançar por via terrestre essa colônia e também
a de Avanhandava, mas apesar de terem sido construídos
80 km, foi tudo também largado.
Em 1905, a Comissão Geográfica e Geológica
do Estado de São Paulo encontra apenas ruínas das
duas colônias. No entanto, o "Palácio de D. Pedro", magnífica
construção de 1869 e hoje tombada pelo CONDEPHAAT, casa
do Comandante do Destacamento Naval, permanecia em pé e o está
até hoje, apesar do abandono.
Já a estação da cidade, de madeira, com o nome
da vila, foi aberta no tronco da Noroeste em 1910, não sei
a que distância da antiga colônia, mas a 1.800 metros
do salto de Itapura.
No início de 1910, os trilhos ainda não
haviam chegado a Itapura: "Do lado de São Paulo,
na primeira secção, os serviços de construcção
chegam ao seu termo já estando a ponta dos trilhos no kilômetro
415, distando apenas 19 kilometros de Itapura, e 45 para alcançar
as barrancas do Paraná, limite com Matto Grosso, no porto de
Jupiá, onde vae ser construída a grande ponte metalica"
(O Estado de S. Paulo, 3/2/1910).
Mais tarde, perto da estação surgiu a vila e atual município
de Itapura. Depois desta estação, a linha seguia
até a estação de Jupiá.
Por estar em uma zona onde grassava em alta escala a malária,
em janeiro de 1941 a estação, que ficava longe da cidade,
foi fechada e os 77 km de trilhos que existiam entre Lussanvira
e Jupiá foram arrancados (autorização oficial
de 2/12/1940).
Em 1968, tudo o que havia na região foi inundado, em decorrência
da construção das barragens de Jupiá e Ilha Solteira, que integram
o complexo hidrelétrico de Urubupungá.
O resto da cidade, o belo salto de Itapura, a estação
(que provavelmente foi substituída por uma de alvenaria em
1922, mas ainda não consegui
esta comprovação) e a usina de força, todas inundadas,
estão ainda debaixo das águas; o topo da usina de força
pode ainda ser visto fora d'água. Uma nova cidade foi erigida.
1910
AO LADO: A estação estrategicamente colocada
na linha (O Estado de S. Paulo, 16/9/1910).
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1910
AO LADO: A estação ameaçada pelos
índios, logo depois de aberta (O Estado de S. Paulo,
16/9/1910).
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1921
AO LADO: Inundação no Paraná mimpede remessas para a estação (O Estado de S. Paulo,
8/1/1921). |
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1926
AO LADO: Acidente com morte na estação (Coirreio Paulistano ,
12/5/1936). |
1941 - ACIMA: Protesto de usuários das estações de Itapura e de Ilha Seca contra o fechamento iminente e já anunciado do ramal Lussanvira-Itapura - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA LER O TEXTO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 17/1/1941).
(Fontes: Mauricio Nogueira; O Estado de S. Paulo,
1910; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht, originário do O Estado
de S. Paulo, 1928) |
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A estação de Itapura original, em fotos dos anos
1910. Foto cedida por Maurício Nogueira, de Itapura,
SP |
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Atualização:
21.06.2020
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