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Itaquá
Batalha
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ramal de Agudos - 1950
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Comparando o tronco oeste (1941) com o ramal de Agudos (1941-66) - Autor: Ricardo Bagnato s/ Google Maps
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1905-1966)
ITAQUÁ
Município de Agudos, SP
Ramal de Agudos original - km 106,167   SP-2149
Altitude: 566,252 m   Inauguração: 25.01.1905
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1905
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Agudos começou a ser construído pela Cia. Rio-Clarense em 1887, saindo de Dois Córregos, no ramal de Jaú, e atingindo a estação de Mineiros. Somente em 1899 foi prolongado, chegando nesse ano a Campos Salles, em 1903 a Agudos e em 1905 a Piratininga. A partir de 1924, novos prolongamentos foram feitos, chegando a linha a Marília em 1928 e a Tupã em 1941. Nesse ano, uma grande parte da linha do ramal foi anexada, com o ramal de Jaú e o de Bauru, ao tronco oeste da Paulista, com bitola larga e parte eletrificada. Com isso, o que sobrou do ramal foi dividido em dois: o trecho Dois Córregos-Iguatemi passou a ser o ramal de Campos Salles e o Pederneiras-Piratininga, o ramal de Agudos. Em 1966, os dois trechos foram desativados e os trilhos, ainda de bitola métrica, retirados.
 
A ESTAÇÃO: Itaquá foi aberta em 1905. Recebeu o nome de um córrego que corre bem perto.

A estação foi fechada e transformada em parada em 1º de outubro de 1961.

Fechou de vez em 1966, com o fim dos trens de passageiros e da linha. Hoje existe a fazenda Itaquá, mas segundo os agudenses, o nome vem do da estação. Infelizmente, o canavial tomou conta de quase tudo em volta, derrubando tanto a estação de Itaquá, quanto a de Batalha.

"Sobrepondo mapas antigos com o Google Earth, e visualizando no local as marcas do antigo leito da ferrovia, posso dizer que a estação ficava próxima à entrada da atual fazenda Itaquá. Na primeira foto (ver abaixo) dá pra ver a marca do leito no lado direito superior em direção aos eucaliptos, que seria o local da estação de Itaquá. A segunda (foto menor ao pé da página) é a visão desses eucaliptos a partir da estrada de terra que hoje passa por lá. Não encontrei ninguém no local, e ali há placas expressamente proibindo a entrada de pessoas sem autorização, por isso não pude ir ver mais de perto" (Denis Tebet Bianconcini, 10/2016).








À ESQUERDA: O dia em que a estação fechou e foi rebaixada a parada (O Estado de S. Paulo, 30/9/61).

ACIMA: Neste mapa de 1908, pode-se ver a posição das estações de Itaquá (próximo ao centro do mapa) e de Batalha (no canto esquerdo superior). Notar as duas linhas, da Paulista e da Sorocabana (Acervo Daniel Gentili). ABAIXO:Visão a partir da estrada de terra que hoje passa por lá. (CLIQUE SOBRE A FIGURA) (Foto Denis Tebet Bianconcini em outubro/2016).



ACIMA: Provável localização da estação de Itaquá, no centro da foto. O arvoredo da entrada da fazenda está acima, na vista aérea (Google Maps, 2016, cessão Douglas Ruzon).


(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Daniel Gentili; Denis Tebet Bianconcini; Filemon Perez; O
Estado de S. Paulo, 1961; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1892-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1918. Foto Filemon Peres

Possível marca do leito no lado direito superior em direção aos eucaliptos, que seria o local da estação. Denis Tebet Bianconcini
 
     
     
Atualização: 11.12.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.