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Taperão
Itaquá
Batalha
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ramal de Agudos - 1950
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Comparando o tronco oeste (1941) com o ramal de Agudos (1941-66) -
Autor: Ricardo Bagnato s/ Google Maps
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1905-1966) |
ITAQUÁ
Município de Agudos, SP |
Ramal de Agudos original - km 106,167 |
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SP-2149 |
Altitude: 566,252 m |
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Inauguração: 25.01.1905 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1905 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Agudos começou a ser construído pela Cia. Rio-Clarense em 1887, saindo
de Dois Córregos, no ramal de Jaú, e atingindo a estação de Mineiros.
Somente em 1899 foi prolongado, chegando nesse ano a Campos Salles,
em 1903 a Agudos e em 1905 a Piratininga. A partir de 1924, novos
prolongamentos foram feitos, chegando a linha a Marília em 1928 e
a Tupã em 1941. Nesse ano, uma grande parte da linha do ramal foi
anexada, com o ramal de Jaú e o de Bauru, ao tronco oeste da Paulista,
com bitola larga e parte eletrificada. Com isso, o que sobrou do ramal
foi dividido em dois: o trecho Dois Córregos-Iguatemi passou a ser
o ramal de Campos Salles e o Pederneiras-Piratininga, o ramal de Agudos.
Em 1966, os dois trechos foram desativados e os trilhos, ainda de
bitola métrica, retirados. |
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A ESTAÇÃO: Itaquá
foi aberta em 1905. Recebeu o nome de um córrego que corre bem perto.
A estação foi fechada e transformada
em parada em 1º de outubro de 1961.
Fechou de vez em 1966, com o fim dos trens de passageiros e da linha.
Hoje existe a fazenda Itaquá, mas segundo os agudenses, o nome
vem do da estação. Infelizmente, o canavial
tomou conta de quase tudo em volta, derrubando tanto
a estação de Itaquá, quanto a de Batalha.
"Sobrepondo mapas antigos com o Google Earth, e visualizando
no local as marcas do antigo leito da ferrovia, posso dizer que a
estação ficava próxima à entrada da atual fazenda Itaquá. Na
primeira foto (ver abaixo) dá pra ver a marca do leito no lado direito
superior em direção aos eucaliptos, que seria o local da estação de
Itaquá. A segunda (foto menor ao pé da página) é a visão
desses eucaliptos a partir da estrada de terra que hoje passa por
lá. Não encontrei ninguém no local, e ali há placas expressamente
proibindo a entrada de pessoas sem autorização, por isso não pude
ir ver mais de perto" (Denis Tebet Bianconcini, 10/2016).
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À ESQUERDA: O dia em que a estação fechou
e foi rebaixada a parada (O Estado de S. Paulo, 30/9/61).
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ACIMA: Neste mapa de 1908, pode-se ver a posição
das estações de Itaquá (próximo ao centro
do mapa) e de Batalha (no canto esquerdo superior). Notar as duas
linhas, da Paulista e da Sorocabana (Acervo Daniel Gentili). ABAIXO:Visão
a partir da estrada de terra que hoje passa por lá. (CLIQUE SOBRE
A FIGURA) (Foto Denis Tebet Bianconcini em outubro/2016).
ACIMA: Provável localização da estação
de Itaquá, no centro da foto. O arvoredo da entrada da fazenda
está acima, na vista aérea (Google Maps, 2016, cessão
Douglas Ruzon).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Daniel Gentili; Denis
Tebet Bianconcini; Filemon Perez; O Estado
de S. Paulo, 1961; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1892-1969;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1918. Foto Filemon Peres |
Possível marca do leito no lado direito superior em direção
aos eucaliptos, que seria o local da estação. Denis Tebet Bianconcini |
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Atualização:
11.12.2016
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