|
|
...
Manuel Feio
Itaquaquecetuba
Aracaré
...
variante de Poá - 1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
...
|
|
|
|
|
E. F. Central do
Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1992)
CPTM (1992-) |
ITAQUAQUECETUBA
Município de Itaquaquecetuba, SP |
Variante de Poá - km 470,955
(1960) |
|
SP-2147 |
Altitude: 742 m |
|
Inauguração: 07.02.1926 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
variante de Poá, também chamada de variante de Calmon Viana, teve
a construção iniciada em 1921, mas a linha foi aberta somente em 1/1/1934,
depois de uma interrupção de oito anos nas obras. Ela tinha um traçado
mais suave em termos de curvas e aclives quando comparada com a linha
original que seguia de Poá ao Tatuapé, no ramal de São Paulo, daí
sua construção. Começava na estação de Calmon Viana e terminava na
Sexta Parada (Eng. Gualberto) do ramal de São Paulo. Com o tempo,
foi se transformando em linha de trens de subúrbio, os trens metropolitanos
de hoje, e é uma das linhas mais movimentadas da CPTM em São Paulo. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Itaquaquecetuba foi inaugurada em 1926. Fechada com o ramal poucos meses depois, reabriu ao tráfego
somente em 1934, com a reabertura da linha.
"Existiu um ramal (desvio da Pedreira) que saía da
estação de Itaquaquecetuba entrando em uma pedreira
que funcionava no bairro e já foi desativada (daí o nome do bairro)
e observando as ruas e levantando informações pude descobrir o seu
antigo traçado" (Evandro Bernardelli, 2014).
A estação ganhou um prédio novo nos anos 1970.
Atualmente atende aos trens metropolitanos da CPTM.
|
1920-45
AO LADO: A cidade de Itaquaquecetuba em 1920, onde, para
se chegar a ela, caminhava-se ou usava-se carroças
para vir desde a estação de Poá, onde
se desembarcava do trem (O Estado de S. Paulo, 25/2/1945).
|
1920-45
AO LADO: A cidade de Itaquaquecetuba em 1945 (1a parte),
onde já existia sua própria estação
(O Estado de S. Paulo, 25/2/1945).
|
|
|
1925
AO LADO: O trem ainda não havia chegado à
cidade e a população reclamava (O Estado de
S. Paulo, 4/2/1925).
|
ACIMA: Estação de Itaquaquecetuba,
provavelmente anos 1930 (Autor desconhecido - cessão Claudio
Souza).
1933
AO LADO: Depois de anos fechada, a estação reabre (O Estado de S. Paulo, 10/12/1933). |
|
ACIMA: Em 1936, pede-se a mudança da estação de Itaquaquecetuba por ser distante demais da cidade (Correio de S. Paulo, 1/2/1936).
1941
AO LADO: Novos horários para os trens da variante (O Estado de S. Paulo, 1/1/1941). |
|
1945
AO LADO: A cidade de Itaquaquecetuba em 1945 (2a parte),
já como cidade-dormitório e população
muito maior (O Estado de S. Paulo, 25/2/1945). |
|
ACIMA: Na platafoma da
estação de Itaquaquecetuba, um TUE português reformado
e modernizado (está com cara de Metrô por dentro, acreditem!)
em fevereiro de 2008 (Foto Rafael Asquini).
ACIMA: O desvio da Pedreira, hoje não
mais existente, mas com seu trajeto na época (Google Maps,
2015 - esquema Evandro Bernardelli).
ABAIXO: A estação
em 13/2/2017, dia em que houve problemas na linha, o que fez lotar
a plataforma da estação (Foto G1).
ACIMA: Estação de Itaquaquecetuba em 02/2003 (MetrôCPTM).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Evandro Bernardelli, 2015; Claudio Souza; Ricardo Corte; William
Gimenez; Rafael Asquini, 2008; G1; Google Maps; O Estado de S. Paulo, 1925 e 1945; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação original de Itaquaquecetuba, sem data.
Autor desconhecido |
Plataforma da estação, anos 1990. Foto cedida
por William Gimenez |
A estação em 12/2001. Foto Ricardo Corte |
A estação em 02/2008. Foto Rafael Asquini |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
18.02.2023
|
|