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VXY Mogiana em MG
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(1875-1929)
Carlos Gomes
Jaguari
Guedes
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(1929-1945)
Carlos Gomes-nova
Jaguari
Guedes
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Saída do ramal de Amparo (1875-1945):
Pedreira
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Tronco CM-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1875-1945)
JAGUARI
Município de Mogi-Mirim, SP (1875-1945)
Linha-tronco original - km 32,384   SP-0067
Altitude: -   Inauguração: 03.05.1875
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1893 (provável)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas, que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular pela linha.
 
A ESTAÇÃO: Também uma das estações da primeira viagem da Mogiana (era a terceira na ordem), Jaguary foi inaugurada em 1875 com esse nome, ainda em território do município de Mogi-Mirim. Segundo se pode concluir pelos relatórios da Mogiana dos anos 1870, a estação original era de madeira e trilhos, como as outras que foram construídas durante essa época; e também, segundo alguns relatos de moradores na época, estava localizada em local diferente da estação que foi construída como definitiva nos anos 1890, ficando a cerca de três (atuais) quarteirões dessa, também próxima ao rio Jaguary.

Nessa época, a atual cidade não existia; ela foi erigida somente por volta de 1894, quando o coronel Amâncio Bueno contratou o engenheiro Wilhelm (Guilherme) Giesbrecht (na planta desenhada por ele chamado de Gieserecht) para o projeto, arruamento e construção de onze casas e de
uma igreja - a igreja de Santa Maria, na praça central da cidade. Wilhelm era natural de Koenigsberg, Prussia, e tinha apenas 25 anos quando chegou à estação de Jaguari, tendo chegado ao Brasil apenas sete anos antes e se estabelecido em Diamantina, MG.

O nome dado à nova vila foi Vila Bueno, apesar do nome da estação ser diferente. Dois anos mais tarde, a vila recebeu o nome da estação.

Giesbrecht
trabalhara sediado em Jaguary de 1891 a 1895 para a Mogiana, fazendo estudos para a duplicação da linha até Casa Branca, fato que acabou nunca acontecendo. Ele teria também construído a estação de alvenaria que funcionou até 1945. Seu filho mais velho, Hugo, foi uma das primeiras crianças a nascer na nova cidade (1894). Hoje Guilherme é considerado fundador e/ou co-fundador da cidade (veja caixa abaixo, de 1967).

No final de 1945, o trecho de linha foi retificado de Carlos Gomes-nova até Guedes e a estação, como outras, foi desativada, pois ficou fora do leito, substituída pelo prédio novo. A nova estação, construída cerca de seis ou sete quarteirões no sentido noroeste da cidade, recebeu por determinação do IHG o nome novo de Jaguariúna.

A antiga casa do chefe da estação sobrevive até hoje e serve como sede da Secretaria da Educação do município. Está localizada junto à avenida que dá saída para Amparo e Serra Negra.

A estação de 1893 foi demolida. Vale lembrar que, até 1945, saía dali o ramal de Amparo, que, depois, passou a sair da estação nova, Jaguariúna.

(Veja também: JAGUARIÚNA; JAGUARIÚNA-FEPASA;
JAGUARY-VFCJ)


ACIMA: Mapa que mostra as linhas da Mogiana na região de Campinas: tronco original (1875), variante Guanabara-Guedes (1929-45)e variante Boa Vista-Guedes (1973) - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR) (Acervo ABPF, diagramação posterior Ralph M. Giesbrecht).

1875
AO LADO:
Acidente na estação de Jaguary (A Provincia de S. Paulo, 14/12/1875).

1876
AO LADO:
Acidente próximo à estação de Jaguary (A Provincia de S. Paulo, 21/07/1876).

1889
AO LADO:
Por causa da febre amarela que grassava em Campinas, a diretoria da Mogiana mudou-se para a Estação de Jaguary e a próxima assembleia geral seria feita nesta estação em 7 de abril (A Provincia de S. Paulo, 26/3/1889).

1889
AO LADO:
Morte em Jaguari l (A Provincia de S. Paulo, 4/10/1889).

1891
AO LADO:
O trem de Campinas para Ribeirão Preto tem tiroteio na viagem e na parada em Jaguari - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VER A SEGUNDA PARTE (O Estado de S. Paulo, 11 e 13/3/1891).

1892
AO LADO:
Mais uma vez o escritorio central e a controladoria da Mogiana voltam provisoriamente para Jaguary, graças à nova epidemia de febre amarela que grassava em Campinas (O Estado de S. Paulo, 3/3/1892).

1893
AO LADO:
Desvios em Jaguary (O Estado de S. Paulo, 01/07/1893).

1893
AO LADO:
Acidente e morte em Jaguary (O Estado de S. Paulo, 19/07/1893).
Jaguari, hoje Jaguariúna, é a terra natal de meu avô, Hugo Giesbrecht (1894-1961). Filho primogênito de Wilhelm (Guilherme) Giesbrecht, prussiano de Königsberg, e de Maria de Menezes y Aguillar, de Diamantina, MG, viveram ele e seus pais por apenas um ano nessa cidade, deixando-a ao fim do trabalho de Wilhelm. Hugo casou-se com Rosina Klein, de Joinville, SC, em 1920 e moraram em Ponta Grossa e Curitiba, PR, de onde saíram para viver na cidade de São Paulo em 1934. (do autor do site)
1894
AO LADO:
A história de minha família passa por Jaguariúna.

1894
AO LADO:
Guilerme Giesbrecht lança a planta da Vila Bueno (o loteamento inicial de Jaguary) - ver a planta ao pé desta página (O Estado de S. Paulo, 12/9/1894).
1897
AO LADO:
Desastre entre as estações de Jaguari e de Pedreira (O Estado de S. Paulo, 12/10/1897).
1903
AO LADO:
Banda toca na gare da estação (O Estado de S. Paulo, 28/4/1903).
ACIMA e ABAIXO: Desastre que matou seis membros da família Carneiro da Cunha em Jaguari, em fevereiro de 1913 (Fon-Fon, 8/3/1913).

1916
AO LADO:
A estação já não dava mais conta do movimento (O Estado de S. Paulo, 3/3/1916).
1923
AO LADO:
Acidente em Jaguary (O Estado de S. Paulo, 7/4/1923).
1933
AO LADO:
Atropelamento em Jaguary (O Estado de S. Paulo, 7/3/1933).

ACIMA: Historia de Jaguari e de Jaguariuna, em 1967. Notar que o texto ainda não cita, nessa época, ao contrário de hoje, Guilherme Giesbrecht como um dos fundadores, ao lado do Coronel Bueno (O Estado de S. Paulo, 30/12/1967)
.

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Wilhelm Giesbrecht: Curriculum Vitae, 1947; O Estado de S. Paulo, 1916; Fon-fon, 1913; O Paiz, 27/2/1913; JJ Revista, 09/1999; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; Cia. Mogiana: relação oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Jaguary, c. 1910. Foto do Álbum da Mogiana

Mapa de 1894 mostrando a Vila Bueno e o pátio de Jaguari, no canto direito inferior. Desenho extraído da JJ Revista de 09/1999

Casa do chefe da estação, no antigo pátio de Jaguari. A estação já foi demolida. Foto Ralph M. Giesbrecht, em 16/10/1998
     
     
Atualização: 21.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.