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Albania
Juca Quito
Major Novaes
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ramal de Luzitania-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2001
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E. F. Jaboticabal
(1916-1951)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1951-1966) |
JUCA
QUITO
Município de Jaboticabal, SP |
Ramal de Luzitania - km 8,050 |
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SP-2095 |
Altitude: 648,000 m |
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Inauguração: 15.03.1916 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Luzitania foi o sucessor da E. F. Jaboticabal, construída
por fazendeiros da região em 1916. Originalmente o projeto visava
chegar ao norte do Estado, mas devido à existância de uma pedreira
após Luzitania, que demandaria altos investimentos com maquinário
para retirá-la, ela acabou apenas com 25 km e três estações. Em 1951,
foi comprada pela Cia. Paulista, depois de anos de administração desta
última, e teve o nome alterado para o do ramal. Em 16/06/1966, o trecho
além de Doutor Fontes foi suprimido, e o trecho restante durou pouco
tempo mais. Os trilhos foram retirados logo depois e as estações abandonadas.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Juca Quito recebeu esse nome em homenagem ao Cel. José
Augusto de Oliveira, conhecido por Juca Quito, proprietário
da fazenda São José e vereador em Jaboticabal. Morreu em 22/8/1915
(nascido em 29/12/1852), meses antes da inauguração da linha e da
estação.
Em 1951, passou a ser uma das estações da Paulista,
que adquiriu a ferrovia e a transformou no ramal de Luzitânia.
A estação foi rebaixada a parada em 1961.
O ramal foi suprimido em 19/06/1966, mas o trecho de
Juca Quito (entre Jaboticabal e Dr. Fontes) parece
ter sobrevivido um pouco mais de tempo, utilizado como desvio para
que a Paulista pudesse ainda utilizar e trazer materiais da pedreira
em Dr. Fontes.
O prédio da estação foi demolido.
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1961
À ESQUERDA: O dia em que a estação
fechou e foi rebaixada a parada (O Estado de S. Paulo, 30/9/61).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
O Estado de S. Paulo, 1961; Cia. Paulista: relatórios anuais,
1940-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Foto sem data mostra a estação depois de uma reforma, provavelmente
nos anos 1950. Arquivo Ralph M. Giesbrecht. |
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Atualização:
13.12.2018
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