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VXY Mogiana em MG
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Iracema
Júlio Pontes
Sertãozinho-nova
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1963
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ram. de Sertãozinho-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1910-1971)
FEPASA (1971-1998)
JÚLIO PONTES
Município de Sertãozinho, SP
Ramal de Sertãozinho - km 18,886   SP-2167
Altitude: -   Inauguração: 10.07.1910
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual:
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Sertãozinho foi aberto em 11/08/1899, ligando a estação de Barracão, em Ribeirão Preto, no tronco da Mogiana, à cidade de Sertãozinho. Sete anos depois, em 1906, o ramal foi prolongado até a fazenda do cel. Francisco Schmidt, em Vassoural. Com isso, em 25/11/1906, foi concluído o trecho que iria até Vassoural, onde estava a usina, onde foi inaugurada uma estação com o seu nome. Em 1914, o ramal foi prolongado até a estação de Pontal, da Paulista, onde se interligaria com as suas linhas. Em 1964, o ramal passou a sair da estação de Ribeirão Preto-nova, e Barracão passou a integrar o próprio ramal. Em 1970, a Mogiana assumiu o tráfego do trecho unido ao da Paulista, Pontal-Pssagem, e em 1971, com a criação da Fepasa, o acordo perdeu a razão de ser. Até 1976, correram trens de passageiros no trecho, quando foram suprimidos. Hoje o ramal está abandonado, com promessas de reativação nunca cumpridas pela atual concessionária do trecho, a Ferroban.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Julio Pontes foi inaugurada em 1910.

O jornal O Diário da Manhã, de Ribeirão Preto, de 14/07/1910, publicava o seguinte anúncio: "Companhia Mogyana - Faço publico que no dia 10 do corrente serão abertas ao trafego publico de passageiros, mercadorias e para serviços telegraphicos as estações de (...) Julio Pontes, no kilometro 21 do ramal de Sertãozinho. Campinas, 8 de julho de 1910. José Pereira Rebouças - Inspetor Geral".

A Mogiana, anos depois, em seus relatórios publicou a data de 18 de julho como sendo o da abertura do ramal.

A estação foi demolida antes de 1986.


ACIMA: Esquema do pátio de Julio Pontes em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).


Julio,
de Ribeirão Preto, em 2023, diz que o trajeto inicial do ramal era saindo da estação Barracão, seguia pela Av. Rio Pardo passando por trás da Coca Cola e seguindo em frente onde hoje há uma comunidade construída em cima dos trilhos e depois seguindo para o Bairro Monte Alegre, passando pelo terreno da USP onde cruzava a Rodovia Alexandre Balbo. Daí, seguia para Sertãozinho, passando pelas estações de Iracema e de Julio Pontes.

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1976. Na foto à esquerda, uma litorina está na estação de Pontal, terminal do ramal. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).
(Fontes: Caio Bourg; Júlio_; Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí; O Diário da Manhã, Ribeirão Preto, 1910; Cia. Mogiana: relatórios oficiais, 1890-1969; Cia. Mogiana: listagem oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 01.09.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.