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VXY Mogiana em MG
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Boituva (tronco-EFS)
Jupira
Porto Feliz
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana (1920-1960)
JUPIRA
Município de Porto Feliz, SP
Ramal de Porto Feliz - km 162,270   SP-1450
Altitude: 532 m   Inauguração: 01.08.1920
Uso atual: moradia (2014)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1920
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Porto Feliz, com pouco mais de 24 km, foi inaugurado em 1/8/1920, segundo um relatório, e em 1/10/1920, segundo outro. Saía de Boituva e tinha apenas uma estação, além da terminal. Ele foi desativado em 1960, tendo sido o ramal que menos tempo esteve ativo - 40 anos - na Sorocabana. Em 1962, os trilhos foram arrancados em boa parte da sua extensão, e o que sobrou passou a servir, por algum tempo, como desvio para a empresa Sucrerie Bresiliensis.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jupira foi construída em 1920 para servir ao horto da Sorocabana que levava o mesmo nome. Da estação saía, inclusive, um ramal para esse horto (*RS-1939). A Prefeitura da cidade cita a data de 26 de abril desse ano, e não 1o de agosto, como data de inauguração. É possível que tenha haviso duas inaugurações, uma pelo prefeito da época e outra pela Sorocabana, quando efetivamente os trens regulares passaram a trafegar.

A estação, desativada em 1960, pode hoje ser alcançada por uma estrada não-pavimentada, que sai da Rodovia Marechal Rondon, à esquerda de quem está seguindo de Porto Feliz para Laranjal Paulista. Depois de três quilômetros, alcançamos o lugar da estação, hoje servindo como residência particular.

O local estava cercado em 2014.

"O proprietário se chama Benedito Paulino Teles. Adentrei a propriedade e conversei com o filho, chamado Valmir, que me disse que seu pai não quer que mexam no prédio. 150 metros adiante, está intocada a guarita com o logo da EFS. Na foto que tirei, note a estação está atrás da grande arvore no canto esquerdo. Há um casal morando na estação. Dois gatos pretos cochilavam tranquilamente na plataforma. Fizeram um pequeno banheiro nos fundos, descaracterizando assim o prédio. Há também uma empresa mineradora de pedra brita do outro lado da estação, no sentido da fachada. Local fantástico" (Adriano Martins, setembro de 2002).

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE (gentileza Adriano Martins)


1924
AO LADO: O correio em Jupira vai mal (O Estado de S. Paulo, 21/3/1924).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Iniciou-se a exploração de uma pedreira em Jupira e construiu-se uma linha para a retirada de pedra com troly


ACIMA: Estação de Jupira em 2009 (Foto Diego Henrique Bini).

ACIMA: Projeto da EFS para o prédio da estação de Jupira em 1920. A fachada hoje ainda existente é diferente e com parede maior, com mais duas portas e janelas. Terá este projeto sido abandonado? CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR.

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Diego Henrique Bini; Felipe Miranda; Eugenio Motta Neto; Adriano Martins; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1910-69)
     

Ao longe, a antiga estação de Jupira, em 13/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Ao longe, a antiga estação de Jupira, em 13/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins

A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins

Guarita da estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins

A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins

A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins

A estação em 2014. Foto Felipe Miranda
 
     
Atualização: 14.09.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.