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Boituva (tronco-EFS)
Jupira
Porto Feliz
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1920-1960) |
JUPIRA
Município de Porto Feliz, SP |
Ramal de Porto Feliz - km 162,270 |
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SP-1450 |
Altitude: 532 m |
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Inauguração: 01.08.1920 |
Uso atual: moradia (2014) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1920 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Porto Feliz, com pouco mais de 24 km, foi inaugurado em 1/8/1920,
segundo um relatório, e em 1/10/1920, segundo outro. Saía de Boituva
e tinha apenas uma estação, além da terminal. Ele foi desativado em
1960, tendo sido o ramal que menos tempo esteve ativo - 40 anos -
na Sorocabana. Em 1962, os trilhos foram arrancados em boa parte da
sua extensão, e o que sobrou passou a servir, por algum tempo, como
desvio para a empresa Sucrerie Bresiliensis. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jupira foi construída em 1920 para servir ao horto da Sorocabana que levava o mesmo nome. Da estação saía, inclusive, um ramal para
esse horto (*RS-1939). A Prefeitura da cidade cita a data de
26 de abril desse ano, e não 1o de agosto, como data de inauguração.
É possível que tenha haviso duas inaugurações,
uma pelo prefeito da época e outra pela Sorocabana, quando
efetivamente os trens regulares passaram a trafegar.
A estação,
desativada em 1960, pode hoje ser alcançada por uma estrada não-pavimentada,
que sai da Rodovia Marechal Rondon, à esquerda de quem está seguindo
de Porto Feliz para Laranjal Paulista. Depois de três
quilômetros, alcançamos o lugar da estação, hoje servindo como residência
particular.
O local estava cercado em 2014.
"O proprietário se
chama Benedito Paulino Teles. Adentrei a propriedade e conversei com
o filho, chamado Valmir, que me disse que seu pai não quer
que mexam no prédio. 150 metros adiante, está intocada
a guarita com o logo da EFS. Na foto que tirei, note a estação
está atrás da grande arvore no canto esquerdo. Há
um casal morando na estação. Dois gatos pretos cochilavam
tranquilamente na plataforma. Fizeram um pequeno banheiro nos fundos,
descaracterizando assim o prédio. Há também uma
empresa mineradora de pedra brita do outro lado da estação,
no sentido da fachada. Local fantástico" (Adriano
Martins, setembro de 2002).
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adriano Martins)
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1924
AO LADO: O correio em Jupira vai
mal (O Estado de S.
Paulo, 21/3/1924).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Iniciou-se a exploração de uma pedreira
em Jupira e construiu-se uma linha para a retirada de pedra
com troly
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ACIMA: Estação de Jupira em
2009 (Foto Diego Henrique Bini).
ACIMA: Projeto da EFS para o prédio da estação de Jupira em 1920. A fachada hoje ainda existente é diferente e com parede maior, com mais duas portas e janelas. Terá este projeto sido abandonado? CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Diego Henrique Bini; Felipe
Miranda; Eugenio Motta Neto; Adriano Martins; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1910-69) |
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Ao longe, a antiga estação de Jupira, em 13/05/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Ao longe, a antiga estação de Jupira, em 13/05/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins |
A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins |
Guarita da estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins
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A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins |
A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins |
A estação em 2014. Foto Felipe Miranda |
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Atualização:
14.09.2023
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