|
|
...
Cedro
Juquiá-nova
Registro
...
ramal de Juquiá-1980
IBGE-1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
...
|
|
|
|
|
FEPASA (c.1990-1998) |
JUQUIÁ-NOVA
Município de Juquiá, SP |
Ramal de Juquiá - km 151,644 (1990) |
|
SP-2189 |
Altitude: 17,20 m |
|
Inauguração: c.1990 |
Uso atual: abandonada (2015) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1990 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977 e restaurado em 1983, parando
porém definitivamente em 1997. A linha seguiu ativa para trens
de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do
porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras
caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte
foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha,
que o mato cobriu rapidamente. |
|
A ESTAÇÃO: Com a desativação
da estação original de Juquiá, por volta
de 1990, uma nova estação foi construída, muito
simples e típica da Fepasa: horrível e sem graça,
longe de tudo. Os trens de passageiros passaram a parar ali, até
seu fim, em 1997.
É a que serviu até 2003 de estação para
os trens de carga que ainda estacionavam em seus desvios. Fica a uns
500 metros da antiga estação, e podia ser vista da BR-116.
(ver também JUQUIÁ)
ACIMA: A indicação na plataforma de
Juquiá-nova mostra que, quando foi instalada (início
dos anos 1990), as estações abertas eram Registro, para
o sul, e Miracatu, para o norte, ou seja, entre ela e Miracatu, todas
as outras estações já haviam sido fechadas (Foto
Jean C. Kuester, 2008). |
|
|
|
Estação de Juquiá-nova, sem data. Foto
Nilson Rodrigues |
A estação, agora amarela, em 26/09/2002. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação, agora amarela, em 26/09/2002. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.10.2016
|
|