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VXY Mogiana em MG
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Cedro
Juquiá-nova
Registro
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ramal de Juquiá-1980

IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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FEPASA (c.1990-1998)
JUQUIÁ-NOVA
Município de Juquiá, SP
Ramal de Juquiá - km 151,644 (1990)   SP-2189
Altitude: 17,20 m   Inauguração: c.1990
Uso atual: abandonada (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1990
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977 e restaurado em 1983, parando porém definitivamente em 1997. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: Com a desativação da estação original de Juquiá, por volta de 1990, uma nova estação foi construída, muito simples e típica da Fepasa: horrível e sem graça, longe de tudo. Os trens de passageiros passaram a parar ali, até seu fim, em 1997.

É a que serviu até 2003 de estação para os trens de carga que ainda estacionavam em seus desvios. Fica a uns 500 metros da antiga estação, e podia ser vista da BR-116. (ver também JUQUIÁ)

ACIMA: A indicação na plataforma de Juquiá-nova mostra que, quando foi instalada (início dos anos 1990), as estações abertas eram Registro, para o sul, e Miracatu, para o norte, ou seja, entre ela e Miracatu, todas as outras estações já haviam sido fechadas (Foto Jean C. Kuester, 2008).
     

Estação de Juquiá-nova, sem data. Foto Nilson Rodrigues

A estação, agora amarela, em 26/09/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, agora amarela, em 26/09/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht
     
     
Atualização: 21.10.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.