A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Sambaíba
Angelim
Campo Maior
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
E. F. Central do Piauí (n/d-1975)
RFFSA (1975-1997)
ANGELIM
Município de Nossa Senhora de Nazaré, PI
Linha-tronco - km   PI-4311
  Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com? trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando o porto de Luiz Correa à estação de Cocal. Até 1937, teve um lento prosseguimento até alcançar Piripiri nesse ano. Aí, somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente chegando a Altos e a Teresina em 1969. Os trens de passageiros serviram à estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi oficialmente erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados na maioria do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde a ferrovia faz parte da ligação Ceará-Maranhão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Angelim foi inaugurada provavelmente em fins dos anos 1960 com o trecho Piripiri-Campo Maior, mas os
É importante saber que, devido à falta de fontes para a Central do Piauí, principalmente após 1950, todas as estações abertas após Piripiri e até Altos são consideradas como abertas em 1966, ano em que, utlizando-se como fonte o Guia Levi, são anunciados os primeiros trens de passageiros correndo de Piripiri a Campo Maior. Entre esta e Altos, os primeiros trens anunciados (finalmente ligando Parnaíba a Altos e dali a Teresina) ocorrem em janeiro de 1970. Se houver qualquer correção a ser feita nestas datas, que se indique as fontes consultadas. - O autor do site.
dados obtidos não apresentam nenhuma data convincente. Cleiton Amaral afirma que a estação ficava no bairro de Angelim, município de
Nossa Senhora de Nazaré. Tanto a estação quanto o armazém ferroviário que lá existiam foram demolidos, tendo restado no local apenas uma pequena placa indicadora da quilometragem da ferrovia, tanques de cimento, um poço e uma caixa d'água hoje utilizada pelos moradores locais. Guias Levi também não registram a parada.
(Fontes: Cleiton Amaral, 2009; Roosevelt Reis, 2009; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

Fundações da antiga estação, em 2009. Foto Cleiton Amaral
 
     
Atualização: 18.07.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.