HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA FORTALEZA-CRATO (Linha Sul): A linha-tronco, ou linha
Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da
Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho
em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando
a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada
com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade
do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias
formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente
por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária
do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens
de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os
anos 1980.
LINHA FORTALEZA-OITICICA (Linha Norte): A origem da
linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu
(havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em
1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F.
de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense,
imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915,
a RVC passa à administração federal. A linha
da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica,
na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral
ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos
passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser
uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é
absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente
com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária
do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte
supostamente até os anos 1980.
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