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Angá
Araguari
Araguari-EFG
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1896-anos 1960) |
ARAGUARI
Município de Araguari, MG |
Linha do Catalão - km 783,428 (1938) |
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MG-1420 |
Altitude: 989 m |
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Inauguração: 15.11.1896 |
Uso atual: demolida em 1979 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Araguari da Mogiana foi inaugurada em 1896, como estação terminal da linha do Catalão.
Na assembleia da Cia. Mogiana em 10/5/1897, decidiu-se não continuar a linha para além de Araguari, deixando-se que outras empresas o façam.
Mais tarde (1928),
não muito longe dela, foi construída uma estação para
a E. F. Goiás, de onde já partia a linha para Goiânia desde 1911 e também para as linhas da Rede Mineira de Viação.
ção, reconstruída em 1928 próxima à da Mogiana, foi a única que hoje (2020) sobra na cidade.
As queixas contra a Mogiana em Araguari existiam nos anos 1940, exatamente na época em que esta ferrovia
já estava em dificuldades financeiras: "Os trens da
Goiaz têm chegado no horário o que não acontece
com os trens da Mogiana, que aqui chegam diariamente com atraso de
uma, duas ou mais horas" (Folha da Manhã, São
Paulo, 31/12/1944).
A estação da
Mogiana foi demolida e a retificação em 1970
da linha vinda de Omega (variante Omega-Araguari) seguiu diretamente para a estação
da então RFFSA, desativando a da Mogiana.
A desativação
da estação da Mogiana, entretanto, deve ter ocorrido antes de 1967:
O "Horário oficial dos
trens de passageiros e mistos a partir de 3-1-1967"
da Mogiana dava como estação de parada dos trens a estação
"Araguari-VFCO", ou seja, a estação da então
antiga E. F. Goiás, agora Viação Férrea
Centro-Oeste, ou VFCO.
"As fotos
(abaixo) mostram o local em que se encontrava a estação
da Mogiana em Araguari, hoje uma praça denominada Constituição, mas que o povo chama de 'praça da Mogiana'.
Segundo informações, ela foi demolida para dar vazão ao trânsito
de veículos do centro para a periferia. A estação ficava aproximadamente
uns quinhentos metros da estação da Goiás, pela qual se fazia conexão
entre passageiros e mercadorias" (Domingos Tiveron Filho,
12/2005).
Os trilhos da Mogiana foram retirados em 1973, logo
depois da entrega da variante. O prédio foi derrubado no segundo
semestre de 1979, apesar de protestos da população,
depois de adquirido pela Prefeitura. Parte do pátio foi loteado
e parte tornou-se uma avenida.
Foram, como se pôde perceber, três as estações da cidade de Araguari que detinham no dístico o nome da cidade.
Coordenadas: 18°38'50.29"S 48°11'55.07"W
(comparando a posição da estação original nas fotografias antigas
com as ruas atuais).
VEJA TAMBÉM: ARAGUARI-NOVA E ARAGUARI-EFG
"Inaugurou-se
a Estrada de Ferro durante a nossa estada em Araguary. Imaginem
que barulhada. Veio da roça não sei quanta gente para ver o
'bicho que lança fogo e tem parte com o diabo'... Houve mesa
com doces, brindes, muita cerveja. As senhoras em grande toalete,
na Estação, esperando a máquina que vinha toda enfeitada com
bandeirolas. Quando, porém, ela apitou, foi uma corrida por
ali a fora. Mulheres tiveram ataques, homens velhos juraram
que nunca se serviriam de semelhante cousa, que urra feito bicho
e tem fogo no corpo. Os moleques corriam de pavor, derrubando
os taboleiros de biscoitos. E, enquanto isto, a máquina entrava
triunfal na pequena estação de Araguary. Durante muitos dias
só se falou na tal invenção do capeta. Passamos vinte dias em
Araguari e de lá trouxemos saudades, pois Alfredo e Mariquinha
não podiam ser mais amáveis e nos trataram com a maior amizade"
(GODOY, Maria Paula Fleury de. Do Rio de Janeiro a Goiás,
1896: A Viagem era Assim. 2ª edição. Goiânia: UCG, 1985, p.
41 e 42). |
ACIMA: Mapa de localização da estação
da CM e da EDG, em 1950. CLIQUE PARA VER EM TAMANHO MAIOR (Arquivo
Histórico e Museu Dr. Calil Porto). |
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ACIMA: Horário dos primeiros trens que chegariam
a Araguari em 15 de novembro de 1896 (O Estado de S. Paulo, 1/11/1896).
ACIMA: Foto tirada perto de Araguari em 1909 (de acordo com a descrição original da foto). Ela foi publicada em 1912 no livro "Au Brésil - États de Goyaz et de Matto Grosso", do explorador e economista francês Paul Walle. Salvo engano, ele é o de cavanhaque, sentado no nariz da locomotiva ao lado caixa d'água. Infelizmente não encontrei informações sobre o fotógrafo da expedição, mas ela ocorreu em 1909 (cf. Denis Esteves). A foto com certeza não foi tirada no pátio da estação de Araguari, mas em outro pátio do município - o difícil é descobrir qual (cf. Glaucio Henrique Chaves (Foto do livro citado acima).
ACIMA:
A estação, vista da plataforma, em 1938 (Revista SPR,
janeiro de 1939).
ACIMA: (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA AMPLIAR) Linhas
antigas, erradicadas, e novas, ativas, na área urbana e suburbana
do município de Araguari, desenhadas em 02/2009. Amarelo: traçado
original da Mogiana; Vermelho: Traçado original da EFG, trecho
existente; Verde Escuro: linha do Batalhão Ferroviário;
Azul claro: traçado original da EFG, trecho erradicado; Amarelo
fino: ligação provisória de 1973, erradicada;
Verde claro: retificação da linha Mogiana de 1973, existente;
Azul escuro: retificação da RFFSA em 1980; Rosa: retificação
de 1984, existente (Desenho sobre foto Google: Glaucio Henrique Chaves,
02/2009).
(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Domingos Tiveron
Filho; Silvio Ernane; Acervo Geraldo Vieira; Arquivo Histórico
e Museu Dr. Calil Porto; Folha da Manhã, 1944;
Revista SPR, 1939; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mogiana: Relação oficial de estações,
1938; Companhia Mogiana: Relatórios anuais, 1930-1969; Fepasa:
Relatório de Instalações Fixas, 1986; Companhia
Mogiana: Horário oficial dos trens de passageiros e mistos
a partir de 3-1-1967; GODOY, Maria Paula Fleury de: Do Rio de Janeiro
a Goiás, 1896: A Viagem era Assim, UCG, 1985; Alexandre Jairo Campos
de Souza e Beatriz Ribeiro Soares: A Demolição do Conjunto da Estação
da Antiga Companhia Mogiana de Estrada de Ferro em Araguari – MG:
Decadência Ferroviária e Aspirações Urbanizadoras, 2010; IBGE, 1957) |
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A estação de Araguari por volta de 1910. Autor
desconhecido |
A estação em 1938. Revista SPR, 1/1939 |
A estação da Mogiana em Araguari em 1942. Já
não era o prédio original. Autor desconhecido |
A estação em 1920. Arquivo Histórico e
Museu Dr. Calil Porto |
A estação já abandonada em 1970. Arquivo
Histórico e Museu Dr. Calil Porto |
Prédios do pátio e trilhos abandonados em 1970.
Acervo Geraldo Vieira. Arquivo Histórico e Museu Dr.
Calil Porto |
Estação de Araguari, anos 1970. Cessão
Silvio Ernane |
A praça é o local onde se situava a estação
da Mogiana, demolida há anos. Foto Domingos Tiveron Filho,
em 2005 |
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Atualização:
26.02.2023
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