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VXY Mogiana em MG
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Indice do MS
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Posto km 805
Alegre
Botas
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IBGE-1959
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Itapura-Corumbá (1914-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALEGRE
Município de Ribas do Rio Pardo, MS
Linha-tronco - km 818,150 (1938)   MS-1592
Altitude: 444,652 m   Inauguração: 12.10.1914
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1922
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entre Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Alegre foi inaugurada em 1914, como um vagão estacionado ao lado da linha principal.

Em 1922, um prédio foi construído para a estação.

Não tenho ideia de como estaria hoje.








1924

AO LADO: O agente da estação de Queimados noticia a Central do Brasil sobre vistoria em Austin (O Estado de S. Paulo, 12/1/1924).

(Fontes: Daniel Gentili; Carlos Iracy Neto; Ricardo Frontera; acervo Carlos Silva Mattos; O Estado de S. Paulo, 1924; E. F. Noroeste do Brasil: relatório oficial de estações, 1938)
     

Em 1919, a estação de Alegre era um vagão de madeira. Foto cedida por Ricardo Frontera

A estação de Alegre já construída em 1922. Foto cedida por Ricardo Frontera

A estação, sem data; Acervi Carlos Silva Mattos
     
     
Atualização: 25.12.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.