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E. F. Itapura-Corumbá
(1914-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ALEGRE
Município de Ribas do Rio Pardo, MS |
Linha-tronco - km 818,150 (1938) |
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MS-1592 |
Altitude: 444,652 m |
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Inauguração: 12.10.1914 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1922 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entre
Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança,
deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando
para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir
daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao
sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952
a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo
depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a
Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São
Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão
da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão
para a Novoeste, em 1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Alegre foi inaugurada em 1914, como um vagão estacionado
ao lado da linha principal.
Em 1922, um prédio foi construído para a estação.
Não tenho ideia de como estaria hoje.
1924
AO LADO: O agente da estação
de Queimados noticia a Central do Brasil sobre vistoria em
Austin (O Estado de S. Paulo, 12/1/1924).
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(Fontes: Daniel Gentili; Carlos Iracy Neto;
Ricardo Frontera; acervo Carlos Silva Mattos; O Estado de S. Paulo,
1924; E. F. Noroeste do Brasil: relatório oficial de estações,
1938) |
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Em 1919, a estação de Alegre era um vagão
de madeira. Foto cedida por Ricardo Frontera |
A estação de Alegre já construída
em 1922. Foto cedida por Ricardo Frontera |
A estação, sem data; Acervi Carlos Silva Mattos |
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Atualização:
25.12.2017
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