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E. F. Itapura-Corumbá
(1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CERVO
Município de Três Lagoas, MS |
Linha-tronco - km 491,894 (1959) |
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MS-1570 |
Altitude: 367 m |
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Inauguração: 31.12.1912 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Cervo foi inaugurada em 1912, com a linha.
Em 2010 já estava demolida, foi-o havia muito tempo. Não
havia nem cruzamento no pátio: os desvios foram retirados.
ACIMA: Município de Três Lagoas em
1960. Note-se a estação de Gigante, a primeira após
a de Três Lagoas, sede do município (IBGE: Enciclopedia
dos Municipios Brasileiros, vol. II, 1960).
(Fontes: Evanildo Santos; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1959) |
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Atualização:
21.11.2016
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