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E. F. Noroeste do
Brasil (1930-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GUIA
LOPES
Município de Aquidauana. MS |
Linha-tronco - km 1040,098 (1959) |
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MS-1626 |
Altitude: 137 m |
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Inauguração: 04.11.1930 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Guia Lopes foi inaugurada em 1930. Seu nome inicialmente
foi Posto km 1062 e há literaturas que dão a
data de sua abertura como sendo em 1/3/1931, mas essa foi a data em
que o nome Guia Lopes foi adotado.
Este nome é uma homenagem
a um dos guias que se tornou herói militar durante a Retirada
da Laguna, na Guerra do Paraguai.
Tornou-se estação,
deixando de ser posto, em 1/6/1935.
Existiu também na Noroeste
do Brasil um trem especial de passageiros com esse nome. Como muitas
das estações do trecho entre Campo Grande e Porto
Esperança, por muito tempo a estação não
dispôs de água potável, obrigando a NOB a deslocar
semanalmente uma composição de vagões pipa para
abastecimento.
A estação já foi infelizmente
demolida.
ACIMA: O mapa do município de Ribas do Rio Pardo nos anos 1950 mostra a estação central, a de Luiz Gama e a de Formoso (IBGE: Enciclopedia dos municípios do Brasil, 1960).
(Fontes: José H. Bellorio; Willian Ney Portela;
Ricardo Frontera; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
IBGE, 1959) |
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A estação com o trem diurno Campo Grande-Corumbá,
em 05/09/1976. Foto J. H. Bellorio |
A estação, provavelmente nos anos 1980. Foto do
acervo do Museu Histórico da Unesp-Bauru/SP, cedida por Ricardo
Frontera |
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Atualização:
08.01.2021
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