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E.
F. Itapura-Corumbá (1914-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LAGOA
RICA Município
de Campo Grande, MS |
Linha-tronco - km 849,028 (1960) |
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MS-1596 |
Altitude: - |
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Inauguração: 12.10.1914 |
Uso atual: abandonada
e em ruínas |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de
1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto
Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas
linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro
de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o
rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança;
somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada
pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia
foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no
Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada
como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo
entregue em concessão para a Novoeste, em 1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Lagoa Rica foi inaugurada em 1914,
com o nome de Pedro Celestino. Mais tarde trocou o nome para
o atual.
Estação inteirinha em 1976, já estava em
ruínas em 2009.
Ela fica exatamente no ponto onde foi feita
a bifurcação da linha antiga que passava pelo centro da cidade com
a variante de 2004, o novo contorno ferroviário.
(Fontes: José H. Bellorio; Julio Nogueira, 2009;
Maestro Ney -, 2009; Relação oficial de estações
da Noroeste, 1936; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1959) |
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A estação de Lagoa Rica em 1976. Foto José
H. Bellorio |
A estação arruinada em 04/2009. Foto Maestro Ney
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A estação de Lagoa Rica em 2010. Foto Maestro
Ney |
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Atualização:
25.12.2021
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