|
|
E. F. Itapura-Corumbá
(1914-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MURTINHO (antiga JACARÉ)
Município de Terenos, MS |
Linha-tronco - km 945,145 (2010) |
|
MS-1621 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 06.09.1914 |
Uso atual: abandonada (2000) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Jacaré foi inaugurada em 1914.
Não muito tempo
depois, passou a se chamar Joaquim Murtinho, e depois, somente
Murtinho.
Como muitas das estações do trecho
entre Campo Grande e Porto Esperança, por muito
tempo a estação não dispôs de água
potável, obrigando a NOB a deslocar semanalmente uma composição de vagões
pipa para seu abastecimento.
ACIMA: A estação em 1914, quando ainda
se chamava Jacaré. Notar os trens da Itapura-Corumbá
no pátio (Foto Álbum Gráfico do Estado de Matto
Grosso, de S. Cardoso Ayala e F. Simon, janeiro de 1914).
ACIMA e ABAIXO: Estação de Murtinho nos anos 1950.
O nome ainda aparece como Joaquim Murtinho na placa (ver foto acima,
que pode ser ampliada clicando-se sobre ela). Da mesma forma, a parte
central - e sua marior parte - era aberta, ao contrário da
estação atual (Fotos IBGE).
(Fontes: Willian Ney Portela ; S.
Cardoso Ayala e F. Simon: Álbum Gráfico do Estado
de Matto Grosso, 1914; IBGE; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
|
|
|
A estação de Murtinho, em 1976. Foto José
H. Bellorio |
A estação abandonada em 1/8/2010. Foto Willian
Ney Portela |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.12.2021
|
|