|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1943-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PIABA
Município de Três Lagoas, MS |
Linha-tronco - km 516,522 (1959) |
|
MS-1573 |
Altitude: 384 m |
|
Inauguração: 15.09.1943 |
Uso atual: em pé e abandonada (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c. 1943 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Piaba foi inaugurada em 1943.
Em 2022 ainda existia o prédio, em pé, mas abandonada.
ACIMA: Município de Três Lagoas nos anos 1960. Note-se a estação de Piaba no centro do mapa
(IBGE: Enciclopedia
dos Municipios Brasileiros, vol. II, 1960).
ACIMA: A estação em
19/11/2022 (Foto Paulo José Rocha).
(Fontes: Paulo José Rocha, 2022; Fernando da Silva Rodrigues, 2014; Evanildo Santos;
Nelson Correa, 2006; José H. Bellorio, 1979; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; IBGE: Enciclopedia
dos Municipios Brasileiros, vol. II, 1960) |
|
|
|
A estação em 1979. Foto José H. Bellorio |
A estação em 2006. Foto Nelson Correa |
A estação em 2014. Foto Fernando da Silva Rodrigues
|
A estação em 19/11/2022. Foto Paulo José Rocha
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.11.2022
|
|