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E. F. Itapura-Corumbá
(1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIO
BRANCO
Município de Três Lagoas, MS |
Linha-tronco - km 569,594 (1959) |
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MS-1574 |
Altitude: 328 m |
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Inauguração: 31.12.1912 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entre Jupiá e
Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Rio Branco foi inaugurada em 1912, ainda pela original E. F.
Itapura-Corumbá, cinco anos depois fundida com a Noroeste do
Brasil.
O seu nome muito provavelmente foi dado em homenagem ao Barão
do Rio Branco, falecido exatamente no ano da abertura da linha.
A estação é de madeira, que se mantinha ainda
de pé em 2014, mas em ruínas.
ACIMA: Município de Três Lagoas em
1960. Note-se a estação de Rio Branco, na divisa com
o município de Água Clara (IBGE: Enciclopedia dos Municipios
Brasileiros, vol. II, 1960).
(Fontes: Fernando da Silva Rodrigues; Evanildo Santos;
Carlos Cornejo; José H. Bellorio; Nelson Correa; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1959) |
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Atualização:
28.06.2022
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