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E. F. Noroeste do
Brasil (1953-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PONTA
PORÃ
Município de Ponta Porã, MS
(Veja a cidade) |
Ramal de P. Porã - km 1.195,274
(1960) |
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MS-1637 |
Altitude: 647 m |
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Inauguração: 19.04.1953 |
Uso atual: Secretaria Municipal de Cultura
e Esportes (2007) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1956 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
Noroeste que ligava Campo Grande à fronteira paraguaia - o
ramal de Ponta Porã - saía da estação
de Indubrasil, na linha-tronco e chegava a Ponta Porã, na fronteira
com o Paraguai. Demorou 9 anos para que o ramal ficasse pronto, chegando
primeiro a Maracaju em 1944, a Dourado em 1949 e somente em 1953 à
estação terminal. Sempre com pouco movimento, os trens
de passageiros foram um dos últimos a serem extintos pela RFFSA,
em junho de 1996, logo depois que a linha passou para a concessão
da Novoeste. A partir daí, a linha foi abandonada, nem cargueiros
a utilizam mais. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ponta Porã foi inaugurada em 1953 como ponta final
do ramal. "Apenas em 19 de abril de 1953 foi o último
trecho, de Itaum a Ponta Porã, aberto ao tráfego em
geral, e ainda assim em instalações provisórias.
Um certo caráter provisório remanescia ainda
em 1956, quando se registram obras nas esplanadas de Maracaju e Ponta
Porã e se informa que esta última estação
ainda se encontrava em fase de acabamento".
ACIMA: O trem misto que sairia de Ponta Porã
para Campo Grande em 1965 fotografado em algum ponto do pátio
da mestação da cidade (Foto e informação:
Gene Whitmer).
(Uma ferrovia entre dois mundos, P. R. Cimó Queiroz,
p. 67, UFMS/EDUSC, 2004). O trem de passageiros partiu pela última
vez de Ponta Porã em 01/06/1996. O prédio da
estação, grande pois incorporava tanto a estação
de passageiros quanto o armazém, totalmente destruído
após anos de abandono, em novembro de 2005. Em maio de 2007,
apresentava-se completamente restaurado e abrigando a Secretaria Municipal
de Cultura e Esportes.
(Fontes: Gene Whitmer; Li
Ribeiro; Thobias Pezzoni; Jorge Ciawlowski; Jose H. Bellorio; Ricardo
Haddad Lane; P. R. Cimó Queiroz: Uma ferrovia entre dois mundos,
p. 67, UFMS/EDUSC, 2004; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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Vista aérea da estação e pátio de
Ponta Porã. Acervo José H. Bellorio |
Locomotivas no pátio da estação de Ponta
Porã. Acervo José H. Bellorio |
Trem de passageiros na plataforma da estação.
Foto Jorge Ciawlowski |
Fachada da estação em 1986. Foto José H.
Bellorio |
A gare da estação, destruída, em 11/2005.
Foto Li Ribeiro |
A fachada da estação, em 11/2005. Compare com
a foto acima, de 20 anos antes. Foto Li Ribeiro |
A gare da estação, destruída, em 11/2005.
Foto Li Ribeiro |
O interior da estação, destruído, em 11/2005.
Foto Li Ribeiro |
O interior da estação, destruído, em 11/2005.
Foto Li Ribeiro |
O interior da estação, destruído e sem
teto, em 11/2005. Foto Li Ribeiro |
A gare da estação restaurada, em 10/5/2007. Foto
Ricardo Haddad Lane |
A fachada da estação restaurada, em 10/5/2007.
Foto Ricardo Haddad Lane |
A estação em 16/10/2013. Foto Thobias Pezzoni |
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Atualização:
17.10.2013
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