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Santa Virginia
Ponta Porã
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do Brasil (1953-1975)
RFFSA (1975-1996)
PONTA PORÃ
Município de Ponta Porã, MS (Veja a cidade)
Ramal de P. Porã - km 1.195,274 (1960)   MS-1637
Altitude: 647 m   Inauguração: 19.04.1953
Uso atual: Secretaria Municipal de Cultura e Esportes (2007)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1956
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da Noroeste que ligava Campo Grande à fronteira paraguaia - o ramal de Ponta Porã - saía da estação de Indubrasil, na linha-tronco e chegava a Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Demorou 9 anos para que o ramal ficasse pronto, chegando primeiro a Maracaju em 1944, a Dourado em 1949 e somente em 1953 à estação terminal. Sempre com pouco movimento, os trens de passageiros foram um dos últimos a serem extintos pela RFFSA, em junho de 1996, logo depois que a linha passou para a concessão da Novoeste. A partir daí, a linha foi abandonada, nem cargueiros a utilizam mais.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ponta Porã foi inaugurada em 1953 como ponta final do ramal. "Apenas em 19 de abril de 1953 foi o último trecho, de Itaum a Ponta Porã, aberto ao tráfego em geral, e ainda assim em instalações provisórias. Um certo caráter provisório remanescia ainda em 1956, quando se registram obras nas esplanadas de Maracaju e Ponta Porã e se informa que esta última estação ainda se encontrava em fase de acabamento".

ACIMA: O trem misto que sairia de Ponta Porã para Campo Grande em 1965 fotografado em algum ponto do pátio da mestação da cidade (Foto e informação: Gene Whitmer).
(Uma ferrovia entre dois mundos, P. R. Cimó Queiroz, p. 67, UFMS/EDUSC, 2004). O trem de passageiros partiu pela última vez de Ponta Porã em 01/06/1996. O prédio da estação, grande pois incorporava tanto a estação de passageiros quanto o armazém, totalmente destruído após anos de abandono, em novembro de 2005. Em maio de 2007, apresentava-se completamente restaurado e abrigando a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.
(Fontes: Gene Whitmer; Li Ribeiro; Thobias Pezzoni; Jorge Ciawlowski; Jose H. Bellorio; Ricardo Haddad Lane; P. R. Cimó Queiroz: Uma ferrovia entre dois mundos, p. 67, UFMS/EDUSC, 2004; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Vista aérea da estação e pátio de Ponta Porã. Acervo José H. Bellorio

Locomotivas no pátio da estação de Ponta Porã. Acervo José H. Bellorio

Trem de passageiros na plataforma da estação. Foto Jorge Ciawlowski

Fachada da estação em 1986. Foto José H. Bellorio

A gare da estação, destruída, em 11/2005. Foto Li Ribeiro

A fachada da estação, em 11/2005. Compare com a foto acima, de 20 anos antes. Foto Li Ribeiro

A gare da estação, destruída, em 11/2005. Foto Li Ribeiro

O interior da estação, destruído, em 11/2005. Foto Li Ribeiro

O interior da estação, destruído, em 11/2005. Foto Li Ribeiro

O interior da estação, destruído e sem teto, em 11/2005. Foto Li Ribeiro

A gare da estação restaurada, em 10/5/2007. Foto Ricardo Haddad Lane

A fachada da estação restaurada, em 10/5/2007. Foto Ricardo Haddad Lane

A estação em 16/10/2013. Foto Thobias Pezzoni
   
     
Atualização: 17.10.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.