|
|
...
Gavião Peixoto
Nova Paulicéia
Nova Europa
...
Ramal de Rib. Bonito-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
|
|
|
|
|
C. E. F. do Dourado
(1908-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1969) |
NOVA
PAULICÉIA
Município de Gavião Peixoto,
SP |
Tronco CEFD - km 76,486 (1929)
Ramal de Ribeirão Bonito - km 102,777 |
|
SP-0187 |
Altitude: 443,500 m |
|
Inauguração: 25.09.1908 |
Uso atual: serralheria e bar |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1955 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em
maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se a bitola
para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando
a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939
a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949,
a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao
ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte
diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi
suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito
foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Nova Paulicéia foi aberta pela E. F. Dourado em 1908
(embora algumas fontes citem a data de 10/08/1906).
Era originalmente uma das três colônias resultantes do
desmembramento em 1908 do Núcleo Colonial do Cambuhy,
organizado pelo Governo já visando, ao que parece, a chegada
da ferrovia.
No início, Nova Paulicéia era sede de um distrito
de Araraquara, mas, com o tempo, Gavião Peixoto
cresceu mais e ficou ele com a sede. Nova Europa, por sua vez,
tornou-se município nos anos 1950, e Gavião Peixoto,
nos anos 1990, ficando Nova Paulicéia como um pequeno
bairro rural deste. Hoje é um núcleo espalhado, com
poucas casas.
Em 1932, o pátio da estação foi fechado com cerca
de trilhos.
A estação passou a integrar o ramal de Ribeirão
Bonito em 1949, com sua aquisição pela Cia. Paulista.
Em 1955, foi reconstruída. Foi finalmente desativada em 1968,
cerca de seis meses antes da desativação do ramal.
Em 1978, o edital de concorrência no. SAP.8I.05/78 da FEPASA pôs à venda
a estação, o armazém e diversas casas de Nova Pauliceia.
A estação servia em 2005 como bar e como serralheria,
às margens da estrada que liga Gavião Peixoto
a Nova Europa.
Em 2006 anunciou-se uma seção de cinema na velha estação,
com o filme Os Dois Filhos de Francisco. Eram já, mesmo,
outros tempos.
(Veja mais sobre NOVA
PAULICEIA)
ACIMA: Desenho da esplanada da estação
de Nova Pauliceia em 1949, feito pela Cia. Paulista de Estradas
de Ferro, que acabara de adquirir a ferrovia. Infelizmente a cópia
foi acrescida de uma fotografia de um trem que esconde parte das linhas
e de duas faixas pretas verticais (Acervo João Roberto Martinez).
ACIMA: O fechamento da estação
em 15 de agosto de 1968 (O Estado de S. Paulo, 1/8/1968).
ABAIXO:
Em 2005, a estação
servia como bar, colocando propaganda no jornal quinzenal de Gavião
Peixoto, "O Gavionense" (Acervo João Roberto
Martinez).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Alberto del Bianco; João Roberto Martinez; Celso Poli; O Estado
de São Paulo, 1968;O Gavionense, 2005; Arquivo do Estado de
São Paulo; E. F. Dourado: Relatório anual, 1909; Álbum
de Araraquara, 1915; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Capa do estudo que deu origem aos núcleos de Gavião
Peixoto, Nova Paulicéia e Nova Europa, no início
do século. Acervo do Arquivo do Estado de São
Paulo |
Uma ALCO RSD8 da Paulista posa na plataforma da estação
de Nova Paulicéia, nos anos 1960. Autor desconhecido
|
Uma ALCO RSD8 da Paulista posa na plataforma da estação
de Nova Paulicéia, nos anos 1960. Autor desconhecido
|
Antiga estação de Nova Paulicéia em 15/09/2000.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 30/04/2002, a velha estação em nada mudou.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2005, vista do lado
da fachada. Ali é mostrada a data de sua construção:
1/3/1955. Portanto, havia outro prédio antes. Infelizmente,
foram construídos dois "puxadinhos" ali. Foto
Celso Poli |
A estação em 2013. Foto Alberto del Bianco
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
04.04.2019
|
|