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São João Novo
Parada 50
Mailaski
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(n/d -1971)
FEPASA (1971-1998) |
PARADA
50
Município de São Roque, SP |
Tronco - km |
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SP-2636 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A parada do
km 50, ou Parada 50, era uma das várias paradas
que constavam de uma plataforma coberta com telhado de zinco apenas
existentes ao lado da linha-tronco da EFS, principalmente no trecho
entre Amador Bueno e Mairinque, onde o trem de subúrbio
da EFS e depois da Fepasa trafegaram até os anos 1990.
Com a desativação desses trens, as paradas também
foram desativadas e ainda resistem ao tempo e à depredação.
Em 1960 já não existiam mais as estruturas metálicas
da cobertura. |
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Parada do km 50, em 09/2002. Foto Ricardo Koracsony |
Parada do km 50, em 09/2002. Foto Ricardo Koracsony |
A parada em 18/3/2016. Foto Carlos R. Almeida |
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Atualização:
24.12.2016
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