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Tupi
Parada Boa Vista
Taquaral
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ramal de Piracicaba-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1925-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PARADA BOA VISTA
Município de Piracicaba, SP |
Ramal de Piracicaba - km 110,000 |
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SP-3610 |
Altitude: 573 m |
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Inauguração: 04.1925 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1925? |
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HISTORICO DA LINHA: Embora
idealizado desde o fim do século XIX para ligar Limeira a Piracicaba,
somente em 1916 o ramal de Piracicaba começou a ser construído pela
Cia. Paulista, mas saindo de Recanto, estaçãozinha logo após Nova
Odessa. Em 1917 chegou a Santa Barbara para aí estacionar até 1922,
quando se o prolongou até a estação terminal de Piracicaba Paulista.
O ramal tinha bitola larga e não se ligava com o ramal do mesmo nome,
da Sorocabana, cruzando-se na entrada da cidade em desnível. Em 1922,
tencionava-se o prolongamento até Bauru, idéia abandonada em 1925
por causa das dificuldades das serras no caminho. Apesar disso, em
1969 voltou a se falar na ligação Piracicaba-Torrinha, que também
não saiu. Em 20 de fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi
suprimido, e nos anos 90, o ramal foi abandonado. Os trilhos estão
lá até hoje e a concessionária Ferroban estuda uma possível reativação
dos cargueiros pela linha, hoje coberta pelo mato. |
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A ESTAÇÃO: A parada - sem
nome - foi aberta em 1925.
Encontrei referências a esta parada, à qual dei o nome
de Boa Vista simplesmente porque era próxima à
fazenda do mesmo nome, no ramal de Piracicaba da Cia. Paulista.
Sud Mennucci, em seu livro de 1934, escreve sobre ela: "Entre
Taquaral e Tupi, duas estações da estrada de ferro da
Companhia Paulista, a linha passa, nas proximidades do quilômetro
170 (nota do autor deste site: o km é 110, aparentando ser
erro de grafia no livro), em frente a duas propriedades agrícolas:
a fazenda Bela Vista, de um lado, e a fazenda Boa Vista, do outro.
Nessas duas propriedades existiam cerca de setenta crianças
em idade escolar, impedidas, pela distância de suas moradas,
que variava de cinco a sete quilômetros, de freqüentar
as aulas tanto do Grupo Escolar de Taquaral, quanto das de Tupi. Trazido
o fato ao meu conhecimento pelo Diretor do Grupo Escolar desta última
localidade, oficiei incontinenti à direção da
Companhia Paulista, expondo-lhe a situação e, apelando
para o tradicional espírito de boa vontade que aquela poderosíssima
empresa sempre revelou em favor da cultura paulista, pedia-lhe que
em favor da cultura paulista, pedia-lhe que determinasse a parada
dos trens no local, afim de apanhar, pela manhã e à
tarde para conduzi-las a seus lares. Três dias depois, a mais
bem organizada estrada de ferro da América do Sul, glória
de São Paulo, comunicava-me que o pedido estava atendido. E
não se contentou em fazer parar os trens. Mandou construir
uma plataforma para que as crianças tivessem facilidade de
atingir os vagões. E logo depois fez construir um abrigo para
protegê-las contra as chuvas e contra o sol. E, caso curioso,
a parada não consta das publicações oficiais
da Companhia. É que ela só existe para as crianças.
E o trem não pára na Boa Vista nem nos domingos, nem
nos dias feriados nem nas férias. É uma parada para
uso exclusivo dos alunos do Grupo Escolar de Tupi".
Realmente, Sud foi Diretor Regional de Ensino em Piracicaba,
de janeiro de 1922 a março de 1925.
A parada abriu, segundo a outra literatura (Guia Geral de 1960) em
que encontrei referência a ela, com o nome simplesmante de "Parada",
dando a data de inauguração e a sua quilometragem, dados
citados acima, em abril. Faz sentido. Ele, como Sud, não
cita nome à parada. Será que ainda existe alguma coisa
desta parada hoje?
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta parada de 1925 até
data indefinida. Os guias de horários jamais acusaram
esta parada. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
ainda no pátio de Nova Odessa, de onde todos partiam,
puxados geralmente por uma U-9B. Clique sobre a foto para ver
mais detalhes. |
(Fontes: Sud Mennucci: Aspectos Piracicabanos
do Ensino Rural, 1934; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
05.06.2017
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