|
|
...
Andradina
Paranápolis
Castilho
...
Tronco NOB - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1937-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PARANÁPOLIS
Município de Andradina, SP |
Variante de Jupiá - km 150,268
(1938); Linha-tronco - km 431,268 (1949);
|
|
SP-2061 |
Altitude: 393 m |
|
Inauguração: 10.08.1937 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1937 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba
e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de
malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser
parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal
de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Paranápolis foi inaugurada em 1937, na variante
de Jupiá, e logo depois passou a ser parte da linha-tronco.
"Na década de 1930, o vilarejo possuía uma estação bem mais movimentada
que a do município-sede, Andradina. Sou do tempo da maria-fumaça,
e essa ferrovia era nosso orgulho", diz o velho comerciante João Belmiro,
de Paranápolis, que ainda mantém na frente do que restou da velha
estação um empório de secos e molhados. O prédio do terminal ferroviário
desabou há vários anos, mas Belmiro ainda alimenta a esperança de
ver o trem voltar a circular com passageiros. 'Basta eles olharem
novamente para os pobres, porque o bilhete de transporte era quase
de graça" (O Estado de S. Paulo, 03/10/1999).
A estação foi realmente demolida e em seu local não
existe nada - apenas uma passagem de nível.
ACIMA: O trem cargueiro - ainda com a pintura
da Novoeste, mas já administrado pela ALL - passa pela cidade
de Paranápolis em 10/09/2006. Nenhum sinal da estação
na foto. Ela ainda estaria de pé? (Foto Cristiano Luisão).
(Fontes: Odilio Pereira de Queiroz Neto; Ney
---; Cristiano Luisão; E. F. Noroeste do Brasil: relações
oficiais de estações, 1937 e 1949; O Estado de S. Paulo,
1999; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Nesta passagem de níve teria existido a estação.
Foto Ney --, em 2010
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.10.2019
|
|