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VXY Mogiana em MG
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Morro do Alto
Peixoto Gomide
Itapetininga
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ramal de Itararé-1935

IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Sorocabana Railway (1918-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
PEIXOTO GOMIDE
Município de Itapetininga, SP
Ramal de Itararé - km 192,463   SP-2680
    Inauguração: 1918
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1921 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1918 como "posto km 127", em 1921 recebeu o nome definitivo, quando o prédio da estação foi final-mente entregue. Já havia, entretanto, embarque e desembarque de passageiros desde três anos antes. Há fontes que citam a estação

ACIMA: Saída do pátio da estação de Peixoto Gomide, já sem desvios e sem estação (Foto Carlos Roberto Almeida, 2/12/2007).
como tendo sido inaugurada em 1927, data absurda quando se lê os relatórios da Sorocabana. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*). O posto/estação de Peixoto Gomide foi demolido nos anos 1980 e hoje não existem mais nem vestígios do prédio ou da plataforma.

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos R. Almeida; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1920-69; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Peixoto Gomide, abandonada, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

Placa da estação de Peixoto Gomide, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

À esquerda da linha, restos da plataforma da antiga estação. Foto Carlos Roberto de Almeida em 2/12/2007
     
     
Atualização: 18.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.