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Morro do Alto
Peixoto Gomide
Itapetininga
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Sorocabana Railway
(1918-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PEIXOTO
GOMIDE
Município de Itapetininga, SP |
Ramal de Itararé - km 192,463 |
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SP-2680 |
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Inauguração: 1918 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1921 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí,
Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob
a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: Aberta em 1918
como "posto km 127", em 1921 recebeu o nome definitivo, quando
o prédio da estação foi final-mente entregue. Já havia, entretanto,
embarque e desembarque de passageiros desde três anos antes. Há fontes
que citam a estação
ACIMA: Saída do pátio da estação
de Peixoto Gomide, já sem desvios e sem estação
(Foto Carlos Roberto Almeida, 2/12/2007).
como tendo sido inaugurada em 1927, data absurda quando
se lê os relatórios da Sorocabana. Em 1934, foi classificada como
posto telegráfico de categoria A (*). O posto/estação
de Peixoto Gomide foi demolido nos anos 1980 e hoje não existem
mais nem vestígios do prédio ou da plataforma.
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos
R. Almeida; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1920-69; FEPASA:
Relatório de Instalações Fixas, 1986; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Peixoto Gomide, abandonada, em 1986.
Foto do relatório da Fepasa desse ano |
Placa da estação de Peixoto Gomide, em 1986. Foto
do relatório da Fepasa desse ano |
À esquerda da linha, restos da plataforma da antiga estação.
Foto Carlos Roberto de Almeida em 2/12/2007 |
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Atualização:
18.05.2013
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