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VXY Mogiana em MG
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Marília
Padre Nóbrega
Oriente
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Tronco oeste CP-1970

IBGE-1973 - ced. Elly Jr.
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1935-1971)
FEPASA (1971-1998)
PADRE NÓBREGA
Município de Marília, SP
Linha-tronco oeste - km 475,834   SP-2689
Altitude: 641,700 m   Inauguração: 15.02.1935
Uso atual: abandonada e em ruínas   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1935
 
 
HISTORICO DA LINHA: O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Padre Nóbrega foi aberta ainda no ramal de Agudos, em 1935, e a partir de 1941 passou a ser parte do tronco oeste. Durante o projeto, era chamada de Niponia (1929). Notar que existiu uma estação com o nome de Nova Niponia no ramal de Lussanvira da Noroeste. A estação não ficava no centro da cidade e, sim, na periferia, na parte mais pobre do bairro. Para

ACIMA: Menos de seis meses depois de o ramal de Agudos atingir Marilia, a cidade cresceu tanto que era elevada a município, exatamente no dia 4 de abril de 1929. Reparem que na linha de prolongamento do ramal, ainda não construída então, o projeto indicava que ela passaria pelas estações de nome Nipponia (Padre Nobrega), Ormuz (Oriente) e Pompeia. Esta, na espera da linha ainda, que ali somente chegaria em 1935, já havia se desenvolvido estando já como distrito de paz do novo município de Marilia (O Estado de S. Paulo,. 4/4/1929).
se chegar à estação era necessário passar por um terreno baldio compreendido entre duas modestas casas, ou seja, não havia uma rua que desse na porta de entrada: aliás, a entrada só se dava mesmo pela plataforma. "Meu pai viveu em Padre Nóbrega na infância e à época (décadas de 1930 e 1940) chegou a ser um entreposto comercial importante e uma cidade movimentada. Estive em Padre Nóbrega em 1998 buscando documentos para cidadania italiana e encontrei um vilarejo que vive à sombra de Marília. A igreja matriz onde meu pai ia com meu avós quando era menino ainda estava lá e meu pai ficou tocado ao ver a foto que eu tirei dela" (Ed Marcos Sarro, 8/2/2014). Em 1986, estava depredada e recomendava-se a sua demolição. A estação acabou não sendo demolida, mas estava já sem telhado em 2001 - apenas o esqueleto existia então.
(Fontes: Hermes Y. Hinuy; Fabio Vasconcellos; Ed Marcos Sarro; O Estado de S. Paulo, 4/4/1929; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1923-69; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1982; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; IBGE, 1973; Mapas - acervo R .M. Giesbrecht)
     

A estação em 1982. Foto FEPASA

A estação em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986

Em 1992, a estação já sem telhado. Foto Hermes Y. Hinuy

Em 19/08/2001, outra foto da triste lembrança do que um dia foi uma estação. Foto Fabio Vasconcellos

A estação ainda resiste, só com o esqueleto, em 30/08/2001. Foto Hermes Y. Hinuy
 
     
Atualização: 09.02.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.