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Nova Peruíbe
Peruíbe
Ana Dias
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ramal de Juquiá-1980
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Southern São
Paulo Railway (1914-1927)
E. F. Sorocabana (1927-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PERUÍBE
Município de Peruíbe, SP |
Ramal de Juquiá - km 177,049 (1960) |
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SP-0783 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: 24.08.1914 |
Uso atual: bem mantida (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914? |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de fertilizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977 e restaurado em 1983, parando
porém definitivamente em 1997. A linha seguiu ativa para trens
de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do
porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras
caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte
foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha,
que o mato cobriu rapidamente. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Peruíbe foi inaugurada em 1914, tendo sido outra das estações
originais da Southern São Paulo Railway. A quilometragem original
era 84,922.
Na época pertencente a Itanhaém, Peruíbe
acabou por se tornar município em 1959.
Em 1948, o prédio passou por uma ampla reforma.
O último
trem de passageiros passou por ali em 1997; o último cargueiro,
em 2003.
O prédio esteve por um bom tempo abandonado, localizado
próximo ao centro de Peruíbe, na rua Riachuelo, em frente
à rua 24 de Dezembro.
"Inaugurada em agosto de 1914
pela Southern São Paulo Railway, integrando a linha Santos-Juquiá,
a Estação de Peruíbe é uma das poucas da região que ainda exibem o
padrão arquitetônico adotado pela empresa inglesa, responsável pela
implantação das ferrovias no País no início do século passado.Apesar do valor histórico, o imóvel está abandonado. Além das
pichações, o telhado está comprometido e as paredes apresentam sinais
de infiltração. Porém, certos detalhes da construção sobrevivem ao
vandalismo, como a grade de ferro da bilheteria e a placa de identificação
do local" (A Tribuna de Santos, 27/06/2006).
Em agosto
de 2010, a estação foi entregue restaurada pelo município
para servir como arquivo municipal - que foi inaugurado em 17 de fevereiro
de 2011, apenas. O único problema são as cores: nada,
mas absolutamente nada, têm a ver com as ferrovias, tanto Sorocabana
quanto Fepasa. E os trilhos poderiam ter sido desenterrados para dar
uma impressão melhor de estação. Na verdade,
a aparência de estação ferroviária foi
perdida.
Em 2016, servia como museu arqueológico. Em 2022, estava bem conservada externamente, mas não sei se o uso se mantinha o mesmo.
ACIMA: Assim como diversas outras estações
do ramal Santos a Juquiá, a cidade de Peruíbe também
utilizava o trem da Sorocabana como alavanca de vendas. VEJA O ANUNCIO
TODO CLICANDO SOBRE A IMAGEM (Folha da Manhã, 7/7/1946).
ACIMA: Trem turistico (chamado de Trem do Petená) chega a Peruíbe num final de semana em 1989. Ainda existia o trem diário para passageiros, da FEPASA (Foto Nilson Rodrigues).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1913 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Nilson
Rodrigues; Onira Betioli Cibtek; Alex Pisciotanno; João
Emilio Gerodetti; Wanderley Duck; Paulo Kramer; Adriano Martins; E.
F. da Sorocabana: Relatórios anuais , 1920-69; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; A Tribuna de Santos, 2006; IBGE,
1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original da SSPR em 1924. Foto pertencente
a João Emilio Gerodetti |
O Expresso Ouro Branco na plataforma da estação
de Peruíbe, provavelmente anos 1950. Foto do acervo da
SBF, cedida por Paulo Kramer |
A estação, foto sem data. Cessão Wanderley
Duck |
Estação de Peruíbe em 20/04/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2001. Autor desconhecido |
A estação de Peruíbe em 08/2003. Foto Adriano
Martins |
Abril de 2009. Estação em restauro. Foto Alex
Pisciotanno |
A estação restaurada, em setembro de 2010. Foto
Onira Betioli |
A antiga estação em 2/2014. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 14/6/2022. Foto Marcos Nobrega
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Atualização:
20.06.2022
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