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Altinópolis
Pio Alves
Cobiça
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. São
Paulo-Minas (1909-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PIO
ALVES (antiga CONGONHAL)
Município de Altinópolis, SP |
Linha-tronco - km 86 (1938) |
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SP-2718 |
Altitude: 789 m |
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Inauguração: 1909 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: As origens
da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico da cidade
de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos São
Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa
fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta
se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da
estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a
linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu
seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso,
em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em
dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha
(Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou
a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão
e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para
formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente
a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada
em quase toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pio Alves foi aberta em 1909, com o nome de Congonhal.
Mudou de nome nos anos 1940.
Em 1969, houve uma grande seca no município
de Altinópolis. Alguns córregos viraram filetes minúsculos
de água, outros secaram. Na estação de Pio
Alves, a estação não podia mais abastecer
suas locomotivas (ainda a vapor em 1969?) porque o córrego
que a servia estava sendo desviado para irrigar uma plantação
de tomates... (O Estado de
S. Paulo, 13/9/1969)
Em 1986, o prédio já estava
abandonado e o relatório da Fepasa recomendava sua demolição. E ela
foi realmente demolida.
CLIQUE
AQUI PARA VER O ÍNDICE DAS ESTAÇÕES DA SPM EM
VÁRIAS ÉPOCAS
ACIMA: A estação de Pio Alves desapareceu,
sem traços. Ela ficava aqui. O mato cobra os trilhos, os trens
não passam mais desde os anos 1990 (Foto Mauro Theodoro de
Souza, 2007).
ACIMA: A escola de Pio Alves em janeiro de 2008: "Estudei
nessa escola em 1973. Se nao me engano essa escola funcionou até 1977.
Estudavam ali entre 30 e 40 crianças por horário. Era uma grande sala
com piso de ladrilhos vermelhos, com amplas janelas e varanda em ambos
os lados.Também tinha duas salas pequenas para guardar os materias
escolares e dois banheiros. A sala era compartilhada. De manha a professora,
Dona Clara, que morava em Altinópolis vinha dar aulas para a 1ª e
2ª série. À tarde vinha a Dona Carmelita de Batatais dar aulas para
as 3ª e 4ª séries. As duas professoras se cotizavam para pagarem à
minha mãe, uma pequena quantia, para que ela fizesse a merenda, que
era sempre sopa de macarrão, e também fazer a limpeza da sala, tarefa
que às vezes ficava a cargo de mim e meus irmãos" (Texro e fotografia
de Mauro Theodoro de Souza).
(Fontes: Mauro Theodoro de Souza; O Estado de S. Paulo,
1969). Em 1986, FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; Revista Frateschi, 1990; E. F. São Paulo-Minas:
relação oficial de estações, 1937) |
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Estação de Pio Alves, sem data. Foto da Revista
Frateschi, 1990 |
A estação em 1985. Acervo Mauro Theodoro de Souza |
A estação em 1985. Acervo Mauro Theodoro de Souza
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Estação de Pio Alves, totalmente abandonada, em
1986. Relatório de Instalações Fixas da
Fepasa, 1986 |
Estação de Pio Alves, totalmente abandonada, em
1986. Relatório de Instalações Fixas da
Fepasa, 1986 |
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Atualização:
26.05.2019
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